Árvores passam por diagnóstico por meio de ultrassom

Foto: Alunos acompanharam a realização do diagnóstico
em árvore da Escola Vera Braga Franco Giacomini

O prefeito Anderson Prado, o vereador e Líder do Governo na Câmara, Ailton Tipó Laurindo e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Claudemir Rocha Mio, o Tupã, acompanharam nesta quinta-feira, 17, a realização de diagnóstico em árvores por tecnologia de ultrassom em uma árvore da espécie Timburí, situada na Escola Estadual Vera Braga Franco Giacomini, na Cecap. O serviço realizado pela empresa PlantCare, contempla além da análise visual, o diagnóstico interno para identificar as condições de sanidade da árvore, e se por ventura venha oferecer algum risco de queda ou medidas de proteção, para que a ocorrência seja evitada.
Ao todo, o serviço será realizado em 20 árvores prioritariamente de grande porte em escolas, creches municipais e escolas estaduais, uma vez que todas atendem munícipes e cidadãos lençoenses, visando sempre a proteção de pessoas e dos prédios públicos, além da conservação das árvores e a sustentabilidade, informa a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. O trabalho envolve a implantação de cerca de 12 sensores no entorno do tronco das árvores, onde por meio de ondas provocadas que indicam qual as reais condições da árvore internamente, se apresentam alguma doença no cerne ou se estão ocas, por exemplo. A tolerância para que a árvore seja mantida é de até 30% de grau de risco.
Diante disso o técnico analisa por meio de um software o diâmetro da árvore e sua circunferência e as informações obtidas, bem como também são analisadas posteriormente a dimensão e cumprimento das raízes e se estão saudáveis. Ao final do diagnóstico é emitido o resultado em forma de laudo técnico para assegurar. Das árvores analisadas até o momento apenas uma apresentou grau de risco maior que 30%, na qual é recomendada a substituição. O resultado apresenta 100% de precisão. Na escola Vera Braga, aliado ao procedimento, também foi realizada ação de educativa com cerca de 60 alunos do ensino médio, onde o educador ambiental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Helton Damacena, explanou aos participantes a importância da arborização urbana para a sadia qualidade de vida no ambiente urbana.
O prefeito Anderson Prado também conversou com os alunos sobre o tema, e elogiou a escola e os alunos. A mesma ação já foi realizada esta semana em árvores da Escola Lina Bosi Canova, no Jardim Ubirama, da praça da Igreja São Benedito, da calçada da escola estadual Antonieta Grassi Malatrasi, e em árvores de grande porte de vias públicas e de outras escolas de Lençóis Paulista. A trabalho também é importante para que seja apresentado como ação do Programa Município Verde Azul – ciclo 2018, no que se refere ao diagnóstico da arborização urbana. O trabalho de análise das árvores indicadas deve ser finalizado até amanhã. (Assessoria da Prefeitura)

Deixe uma resposta