Caetano estreia na França show com filhos e diz que Brasil vive “depressão coletiva”

Foto: Na imprensa francesa desta quinta-feira destaque para a turnê europeia de Caetano e filhos, com o show Ofertório, que estreia esta noite em Lyon, no sudeste da França.

Na resenha da imprensa francesa desta quinta-feira (5) destaque para a turnê europeia de Caetano Veloso e filhos, que estreia hoje em Lyon, no sudeste da França, com o show Ofertório. Le Figaro escreve que o músico se sai muito bem como “patriarca”. Ao Le Monde, Caetano fala da atual situação política do país e diz que a prisão de Lula contribui para a “depressão coletiva” que vive o Brasil. Le Figaro diz que o show Ofertório é uma história de família. Os franceses terão a oportunidade de ouvir, nesta quinta em Lyon e no próximo sábado (7) em Paris, “não um, mas quatro Velosos”. “O gênio da música popular brasileira”, se apresenta com seus três filhos, detalha o jornal. O show era um sonho antigo do cantor.
Ele já colaborava com seu filho mais velho, Moreno, há vinte anos, mas teve que esperar os dois mais novos, Zeca e Tom, crescerem e convencê-los a montar o espetáculo. Na entrevista ao Figaro, Caetano conta que Zeca começou a compor adolescente e que o mais difícil foi convencer Tom, que criança, só queria saber de futebol. O caçula da família Veloso acabou aprendendo violão, criou a banda Dônica com amigos de escola, e hoje é “talvez o mais talentoso de todos nós”, elogia o pai orgulhoso. Le Figaro afirma que Tom tem uma voz espetacular e que sua interpretação da música “Todo Homem” é um sucesso no Brasil, com mais de dois milhões de acessos na internet. Caetano revela ao jornal que nunca tinha tido vontade de ter filho até ser preso e exilado durante a ditadura militar brasileira e que, hoje, tocar ao lado dos filhos, desperta nele um sentimento de felicidade que não sente com nenhum outro músico, mesmo os mais talentosos. O jornal conclui o artigo dizendo que cinquenta anos após o lançamento do Tropicalismo, que revolucionou a MPB, Caetano “cria unanimidade por onde passa. Mas agora, o ex-revolucionário e eterno jovem desempenha um novo papel, o de patriarca, e se sai muito bem!”

Mais atento do que mobilizado

A eterna juventude de Caetano, “sempre elegante e cheio de graça com quase 76 anos”, também chama atenção do Le Monde. O vespertino também explica em detalhes aos leitores como germinou a ideia desse show familiar. Desvenda que “Ofertório” é o nome da música que Caetano compôs para a missa de aniversário de 90 anos da mãe dele. Depois, a matéria com a entrevista do músico ao Le Monde passa a ser muito mais política.
O texto lembra o contexto de Copa do Mundo, que “parece não suscitar mais o interesse de antes no país do futebol”. Caetano indica ao jornal duas razões para isso: o vergonhoso 7 a 1 para a Alemanha há quatro anos e a difícil situação política do Brasil. “Nossa moral está em baixa, o país está deprimido e o fato de Lula estar na prisão contribui muito para essa depressão coletiva”, declara o músico, que acha difícil prever o que vai acontecer. Ele se diz “mais atento do que mobilizado e muito preocupado com a violência que está gangrenando o país.” Para o jornal, Caetano contribui com suas canções a trazer a poesia de que este mundo tanto precisa.

Portal As Vozes do Mundo