Etanol é alternativa sustentável para frota municipal

A Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista tem incentivado o uso do etanol em parte de sua frota, em veículos movidos a etanol, ou com sistema flex de abastecimento. O principal benefício do etanol é ser alternativa limpa e renovável se comparada com a gasolina, que é derivada do petróleo, um recurso mineral finito que libera gás carbônico e provoca poluição.

Com tecnologia simples qualquer país pode produzir o etanol, que pode ser utilizado puro ou misturado aos combustíveis fósseis. Ele pode ser obtido a partir da soja, milho, mamona, canola e babaçu. Outra vantagem do etanol é o preço mais baixo quando comparado a combustíveis fósseis.

A medida também se aplica a realidade local, principalmente pelo alto potencial em produção de cana-de-açúcar, um dos principais recursos naturais da região de Lençóis Paulista, matéria-prima para a produção do etanol. O Brasil é o pioneiro no uso do etanol, álcool etílico, e o segundo produtor mundial, atrás somente dos Estados Unidos. Desde outubro de 2017 até março de 2018, foram utilizados cerca de 46.500 litros para abastecimento de veículos da Prefeitura. O etanol é ecologicamente vantajoso, pois emite até 25% menos poluentes do que a gasolina.

Paralelamente a essa ação é realizada inspeção da frota movida a diesel, ao menos uma vez por ano, para a contenção e controle de poluentes. A substituição de veículos da frota também é uma medida importante.

Essa ação está diretamente relacionada ao incentivo a substituição de combustíveis fósseis por renováveis, e será apresentada ao Programa Município Verde Azul, na diretiva qualidade do ar, como arquivo comprobatório no ciclo 2018.