Festival do Livro começa neste domingo com a apresentação da Orquestra Municipal de Sopros e Eduardo Santhan

 

Programação de 19 a 26 de novembro inclui atividades
literárias gratuitas para a comunidade e região

Tudo pronto  para o  início  daquele que promete ser um dos maiores festivais literários do interior Paulista. Neste domingo, a partir das 20 horas, será dada a largada para o Festival do Livro de Lençóis Paulista que vem repleto  de novidades. A abertura do Festival vai  contar  com o  espetáculo “Orquestra Municipal de Sopros convida Eduardo Santhana”. Antes da apresentação, haverá uma cerimônia de abertura no Teatro  Municipal  Adélia Lorenzetti, que  servirá de grande palco  para as atrações do Festival.

O Festival  do  Livro 2017 tem produção executiva da CANTA Produções e conta com o patrocínio do Grupo Lwart, por meio do ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, apoio cultural da Zilor e da Diretoria Municipal de Cultura de Lençóis Paulista.

A consagrada Orquestra Municipal de Sopros de Lençóis Paulista, sob a regência do  Maestro  e Diretor de Cultura, Marcelo  Maganha contará com o cantor e compositor Eduardo Santhana, além da participação  especial do músico  Guto  Hueb. O espetáculo, que neste ano já foi  apresentado  em São  Manuel e  Macatuba chega à Cidade do Livro. O púbico  vai  poder  conferir canções de grande intérpretes brasileiros como:  Elis Regina, Milton Nascimento. Tom Jobim, Toquinho, Vinícius de Moraes, entre outros.

A edição 2017 do Festival do Livro reserva uma série de novidades. Uma delas é que, neste ano, o patrono da festa literária será o consagrado escritor araraquarense, Ignácio de Loyola Brandão. Outra mudança é que o Festival do Livro passa a ser realizado no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti, uma referência cultural no interior do Estado, que proporciona segurança e conforto aos visitantes e, que está recebendo de braços abertos as diferentes manifestações artísticas e culturais propostas no evento.

A organização do Festival do Livro se preocupou com todos os detalhes para que os visitantes celebrem as artes e a cultura em todas as suas formas. Todos os dias, a partir das 18h, haverá um lançamento literário e estandes de expositores trarão  as principais novidades do mercado editorial. Na parte externa do Teatro, o palco intitulado Orígenes Lessa, será montado para as apresentações de danças e shows musicais.

No palco principal do Teatro Adélia Lorenzetti, além da Orquestra Municipal de Sopros, de Lençóis Paulista o público vai poder conferir espetáculos do músico Filó Machado, conferir Rita Gullo e Ignácio de Loyola Brandão com o musical “Na ponta da Agulha”, prestigiar a cantora Jane Duboc e Jay Vaquer e, para fechar o Festival do Livro, a apresentação da Família Lima, atração pensada especialmente para o evento, que fará duas sessões no  fechamento  do Festival. Nos oito dias do evento são esperados mais de 20 mil participantes, entre alunos das escolas da cidade e visitantes de toda a região.

Orquestra Municipal de Sopros Convida Eduardo Santhana

            Orquestra Municipal de Sopros “Maestro Agostinho Duarte Martins” de Lençóis Paulista iniciou suas atividades em julho de 1995, é uma entidade mantida pela Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista. Preocupada com a formação de novos músicos, a Orquestra têm um trabalho de base denominado Banda Sinfônica Jovem, que atualmente conta com mais de 40 alunos, além de outros grupos como Orquestra (Big Band) “Cidade do Livro” e Quinteto de Metais “Metais & Cia”. A Orquestra Municipal de Sopros de Lençóis Paulista é referência em todo o país. Em Novembro de 2008 lançou seu primeiro CD e DVD com arranjos encomendados com diversos profissionais do Brasil, Argentina, Estados Unidos, escritos especialmente para ela.

Em sua atual formação, conta com mais de 47 músicos. Seu repertório é amplo, contemplando do erudito ao popular e o folclórico, sempre buscando um elevado padrão estético/artístico nas composições ou arranjos interpretados. A Orquestra já realizou mais de 900 concertos e espetáculos em diversas cidades do  Estado  de São Paulo e também com convidados de outros países, além de shows com Sérgio  Reis, Trio  Los Angeles, Renato  Teixeira e, em 2016, participou do CD e DVD de 40  anos da dupla Cezar & Paulinho.

 Eduardo Santhana

Músico, compositor e produtor cultural, Eduardo Santhana formou-se em Educação Artística com habilitação em música e também em violão erudito. Em 1983 começou a participar de festivais e já conquistou premiações importantes em todo o Brasil. Ele tem mais de 500 composições e muitas foram gravadas por nomes famosos da MPB, como Jane Duboc, Alaíde Costa, Ronnie Von, Lucinha Lins, Rafael Altério, Lucila Novaes, Dayse Cordeiro, entre outros.

Eduardo tem 15 CDs e 2 DVDs  gravados na carreira, 4 com seu Parceiro Juca Novaes e 7 CDs e 1 DVD com o Grupo Trovadores Urbanos no qual faz parte desde 1990. O cantor também realiza shows  e serenatas por todo Brasil (principais capitais) e Exterior (França, Portugal, Espanha, Emirados Árabes, Argentina).

GRUPO LWART

O Grupo Lwart, que participa e é parceiro da Prefeitura desde a 1ª edição, será mais uma vez, patrocinador exclusivo do tradicional evento, em mais uma ação de incentivo à cultura e ao desenvolvimento da região.

Laura Câmara, Gerente de RH do Grupo Lwart, comenta que “não poderíamos ficar fora desta grande festa da cultura, da arte e da literatura. O Festival do Livro é uma iniciativa enriquecedora para quem organiza e também para quem participa. Nesta 9ª edição, a empresa reafirma – com o seu apoio – o compromisso com o incentivo à leitura e o desenvolvimento de crianças e adultos.

ZILOR

Nesta edição do Festival do Livro, o apoio cultural é da Zilor, que tem crianças e jovens como público-alvo de seus Programas de Responsabilidade Social, voltados para Educação, Cultura e Esportes, que a empresa promove desde 2015 nas comunidades de Lençóis Paulista, Macatuba e Quatá. Ao todo, mais de três mil crianças serão atendidas até o final deste ano em projetos de teatro, música, cinema de animação e outras expressões culturais e atividades esportivas, por meio da utilização de recursos do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). “A Zilor acredita que apoiar ações que visam o desenvolvimento cultural das comunidades é uma forma de transformar vidas por meio da educação. Estamos orgulhosos em novamente fazermos parte desse evento, que reforça mais um ano o papel de Lençóis Paulista como Cidade do Livro”, afirma Maria Elvira Sogayar Scapol, diretora de Gestão de Pessoas e Socioempresarial da Zilor.

Confira a programação  completa do Festival  do  Livro 2017

Patrono: Ignácio de Loyola Brandão

19/11 – DOMINGO

20h ABERTURA OFICIAL DO FESTIVAL DO LIVRO 2017 + CONCERTO COM ORQUESTRA MUNICIPAL DE SOPROS CONVIDA EDUARDO SANTHANA (Auditório)

Repertório MPB com regência do Maestro Marcelo Maganha e participação especial de Guto Hueb.

20/11 – SEGUNDA-FEIRA
PALCO PRINCIPAL
  • 18h15 LANÇAMENTO LIVRO: Planeta das Crianças – Mônica Abreu
  • 19h GRUPO DE DANÇA STREET STAR – CASA DA CULTURA (Palco Orígenes Lessa)
  • 20h MÚSICA: FILÓ MACHADO (Auditório)

Participação da Orquestra de Maracatu “Peito aberto” – Casa da Cultura

Filó Machado é cantor, compositor, multi-instrumentista, arranjador e produtor. Com mais

de 50 anos de carreira, 13 CDs gravados e 1 indicação ao Gammy Latin Jazz recebe o

merecido título de “mestre da música”.

  • 21h15 SANFONEIRO EMÍLIO CAMPANHOLI (Palco Orígenes Lessa)
21/11 – TERÇA-FEIRA
  • 18h15 LANÇAMENTO LIVRO: Mais humor, Por favor – Lola Melo
  • 19h 1º FESTIVAL ‘EM CANTA LENÇÓIS (Auditório)

O resultado do 1º Festival será divulgado após a apresentação do músico Diego Figueiredo.

20h MÚSICA: DIEGO FIGUEIREDO (Auditório)

Reconhecido internacionalmente pela maestria no violão e guitarra, o brasileiro Diego Figueiredo foi premiado por duas vezes pelo Montreux Jazz Festival na Suíça (2005 e 2007) como um dos três maiores guitarristas do mundo.

22/11 – QUARTA- FEIRA
  • 18h15 LANÇAMENTO LIVRO: Uma latinha diferente – Julinho Sertão
  • 19h ENCONTRO DE CORAIS (Palco Orígenes Lessa)

Participação do Coral Infanto Juvenil da Casa da Cultura, Coral Infantil da Unimed, Coral Zillo Lorenzetti, Coral Vicente Themudo Lessa (Presbiteriana)  e Coral Municipal de Lençóis Paulista.

  • 20h MÚSICA: JANE DUBOC & JAY VAQUER (Auditório)

Um dos ícones dos anos 1980 do Brasil, a cantora e compositora Jane Duboc faz o show com o filho Jay Vaquer. Neste show, contemporâneo e clássico se misturam para tocar o melhor do MPB. No repertório, composições próprias de ambos e grandes sucessos.

21h15 BALLET E CIA – CASA DA CULTURA E ACADEMIA PASSO A PASSO (Palco Orígenes Lessa)

23/11 – QUINTA-FEIRA
  • 18h15 LANÇAMENTO LIVRO: Fotobiografia Paulo Bomfim – Di Bonetti
  • 19h PALESTRA MOTIVACIONAL E LANÇAMENTO LIVRO (Palco Orígenes Lessa)
  • Lançamento do livro: “Ai, que alegria…Hoje é dia de ser feliz!” de Thiago Camargo.
  • 20h TEATRO: A PRINCESA E A ERVILHA (Auditório)

O espetáculo é apresentado pela Cia Teatral Atos & Cenas e mistura cordel e teatro. A história é um dos primeiros contos do dinamarquês Hans Cristian Andersen e inicialmente publicado em 1835.

21h15 ORQUESTRA DE VIOLA E VIOLÃO BOCA DO SERTÃO (Palco Orígenes Lessa)

24/11 – SEXTA-FEIRA
  • 18h15 LANÇAMENTO LIVRO: Autor – José Eduardo Mendes Camargo
  • 19h NOITE DE CORDEL (Palco Orígenes Lessa)

Alunos da EMEF Esperança de Oliveira

20h MÚSICA: IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO E RITA GULLO (Auditório)

O show litero-musical ‘Solidão no Fundo da Agulha’ mescla algumas crônicas do livro interpretadas pelo escritor para contar histórias marcantes da sua vida que são interpretadas pela cantora Rita Gullo.

21h15 MÚSICA: BANDA LADY JANE (Palco Orígenes Lessa)

25/11 – SÁBADO
  • 15h PROJETO BAIRRO FELIZ – OFICINAS E BRINCADEIRAS
  • 16h TEATRO: FLOR DE MARAVILHA

Grupo Faz e Conta de Lençóis Paulista.

17h ENCONTRO INTERNACIONAL DE BONECOS

A Lenda das Amendoeiras em Flor (CWB)

  • 18h15 LANÇAMENTO LIVRO: Reverso Inclinado – Ézio Frezza Filho
  • 19h PALESTRA – Tema: afeto (Palco Orígenes Lessa)

Maída Novaes (Trovadores Urbanos)

20h TEATRO: ANTÔNIO DA TUA TÃO NECESSÁRIA POESIA (Auditório)

Clarisse Abujamra assina a direção do espetáculo que teve em sua primeira versão direção e roteiro de Marcia Abujamra .No palco a atriz conta histórias de amores com delicadeza, humor e claro, poesia. Acompanhada pelo seu irmão Ivan Abujamra, a atriz emociona, diverte e faz o público refletir durante a apresentação. (Circuito Cultural Paulista)

  • 21h15 MÚSICA: RAFAEL CASTRO (Palco Orígenes Lessa)
26/11 – DOMINGO
  • 15h PROJETO BAIRRO FELIZ – OFICINAS E BRINCADEIRAS
  • 17h ENCONTRO INTERNACIONAL DE BONECOS

Blues dos Dinossauros Tristes (Chile)

  • 18h15 LANÇAMENTO LIVRO: Peteco, o grande campeão – Julio Paes (livro inclusivo)
  • 19h  MÚSICA: Grupo Revirando (foyer)
  • 20h  MÚSICA: FAMÍLIA LIMA (auditório)
  • 21h30  MÚSICA- FAMÍLIA LIMA –  SEGUNDA SESSÃO

Parceria com a ALIC

Serviço
  • Lançamento da programação do Festival do Livro “Ignácio de Loyola Brandão”
  • Data: 19 de novembro
  • Hora: 20h
  • Local: Teatro Municipal Adélia Lorenzetti – Lençóis Paulista
Festival do Livro “Ignácio de Loyola Brandão”
  • Data: de 19 a 26 de novembro
  • Local: Teatro Municipal Adélia Lorenzetti – Lençóis Paulista
    Entrada franca
    Classificação: livre