Meio Ambiente e Educação realizam campanha para arrecadar óleo de cozinha usado

A Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Diretoria de Educação lançam a partir desta segunda-feira, 14 de agosto, “Dia de Combate à Poluição”, uma campanha voltada para a coleta de óleo usado, de cozinha, para que seja destinado à reciclagem. O óleo arrecadado em campanha será destinado à empresa Copróleo, de São Manuel, também responsável pelo material informativo a ser distribuído aos alunos da rede municipal de ensino fundamental I e II (1º ao 9º anos) e também às escolas particulares, convidadas para participar desta importante campanha em prol do meio ambiente. Cada escola recebeu o recipiente onde será depositado o óleo arrecadado pelos alunos, e, quando necessário, será recolhido pela Diretoria do Meio Ambiente.

A principal novidade da campanha é a troca de 4 litros de óleo usado por uma muda de árvore, e essas árvores poderão ser utilizadas em projetos de arborização urbana municipal e/ou reflorestamento de matas ciliares de rios, (APP) Áreas de Preservação Permanente em Lençóis Paulista.

A campanha possui três enfoques principais, sendo o processo de educação ambiental da Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente com professores e alunos; a reciclagem do óleo de cozinha usado pela Copróleo, e como resultado o recebimento de mudas de árvores para plantio em nossa cidade.

A campanha lançada oficialmente em 14 de agosto terá, em princípio, duração de um ano, podendo ser prorrogada ao final deste período, podendo ser um programa permanente. A ação também atende a Lei nº 3976/2009, que fixa o calendário de datas comemorativas do meio ambiente, sendo 14 de agosto o “Dia de Combate à poluição”.

Outras ações relativas ao tema estão em elaboração, como ciclo de palestras, visitas técnicas à usina de reciclagem e CEA – Centro de Educação Ambiental da Estação de Tratamento de Esgotos, visitas à nascente municipal modelo na Cecap, previstas ainda para este mês de agosto. Os resultados desse processo e ações serão apresentados ao Programa Município Verde Azul – ciclo 2017.

Deixe uma resposta