Moda: Confira as tendências para outono/inverno

Xadrez, animal print e as botas coloridas saem das passarelas para as vitrines no outono/inverno 2018
Docente do Senac Bauru explica como as tendências da estação chegaram para quebrar as regras e acabar com a sazonalidade das cores

A estação outono/inverno 2018 veio para quebrar as regras e é algo que reflete o comportamento da nossa sociedade. A tendência para a nova estação é justamente não ter regra, acabando com a sazonalidade das cores, com destaque especial para dois tons bem inesperados dominarem as vitrines: o vermelho e o amarelo.
Para Bruna Gomes, docente da área de moda do Senac Bauru, a moda é um espelho de um período e reflete as situações, anseios e estilo de vida de uma sociedade. “Atualmente não é diferente, a moda está totalmente ligada ao comportamento e vemos o retorno de tendências das décadas passadas. É o caso dos anos 1980 que voltam com tudo em suas cores vibrantes, ombreiras, mistura de texturas e brilhos”, conta.
Entre as tendências para a época estão os tecidos com textura, cheios de brilho e metalizados, como por exemplo, o lamê, lurex e vinil. Outra novidade, que será a cara da estação, é o xadrez. As peças também chegam com “shapes” e alfaiataria mais clássica e as estampas acompanham esse tom, como por exemplo, a velha conhecida estampa de onça. “O tweed, por exemplo, uma peça clássica do inverno, perderá a sua seriedade e virá com modelagens mais ousadas. Para os pés, as botas coloridas serão a grande novidade”, explica a docente do Senac Bauru.
Outra característica marcante que chega com a nova estação é a sazonalidade das cores, que caiu de moda. Segundo Bruna, o vermelho e o amarelo já estão dominando as vitrines. “O vermelho vem com vivacidade e traz a sensação de calor para os dias mais frios. Já o amarelo é a cor do otimismo e reflete o ser real e o desejo de compartilhar emoções e sentimentos verdadeiros: representa identidade, atitude, irreverência. São tons que estão intimamente ligados à ausência de gêneros.”
A docente explica que todas as tendências de hoje foram estudadas e pesquisadas há algum tempo por especialistas. Eles identificam movimentos que influenciam a sociedade e os posicionamentos mundiais de comportamento. “Dessa forma, a indústria da moda interpreta e cria peças que atendem aos desejos das pessoas. O estilista de moda é esse profissional que tem a expertise para criar e resgatar tendências e comportamentos.”
Atento a esse cenário, o Senac Bauru possui capacitação na área e está com inscrições abertas para o curso Estilista de Moda, que tem início em 5 de junho. “Ao longo do curso, é realizado um trabalho para criação de repertório e o entendimento do processo da moda ao longo dos anos, aliando o comportamento de consumo da sociedade. Todo esse material serve como subsídio para o processo de criação da sua marca e de uma coleção, desde as pesquisas em cima da temática que será abordada, passando pela criação da cartela de cores, os desenhos de moda, conhecimentos de modelagem e costura, até a criação da peça piloto”, explica Bruna.
A docente do Senac Bauru elencou algumas das tendências que estarão nas vitrines para a moda outono/inverno:

Xadrez
Retorna mais irreverente, em cores vibrantes ou até mesmo na forma mais clássica, como o príncipe de Gales. Pode aparecer em apenas uma peça do look ou também em um conjunto.

Alfaiataria
As peças mais clássicas retornam nessa estação. Para deixar a produção do look atual e leve, a tendência é misturar em uma mesma composição peças de alfaiataria com temas esportivos.

Estampas de animais
As animal print, ou traduzindo para o português, estampas de animal, principalmente a clássica de onça, vêm com tudo nas cores tradicionais. As estampas bem coloridas são a novidade da estação: impressões de cobra, zebra, entre outras, saem das passarelas para as vitrines.

Brilho e metalizado
A ordem da estação é brilhar com metalizados, vinil, lamê, lurex e até mesmo o paetê. Algumas produções trazem até uma referência futurista.

Tweed
Um clássico do inverno, que perderá a sua seriedade para cores diferentes e inusitadas, vem com modelagens mais ousadas.

Botas
Chegam todas coloridas. E se na última estação, os sapatos brancos dividiram opiniões, no outono/inverno, eles chegam com novas cores: vermelho, pink e brilhantes, em diversos formatos. Destaque para a bota meia, uma união de conforto e praticidade. A moda é chamar atenção para os pés e tornar o sapato o ponto alto do look.

Serviço:

Estilista de Moda
Data: de 5 de junho de 2018 a 5 de junho de 2019

Horário: terça e quarta-feira, das 13h30 às 17h30