Remédios caseiros para o refluxo

O refluxo gástrico é uma doença digestiva que causa o retorno dos líquidos estomacais pelo esôfago, processo que causa queimação, ardência e acidez gástrica. Os principais sintomas do refluxo são a ardência no esôfago, sensação de que a comida está voltando pela garganta, queimação, dor torácica intensa, náuseas, apneia do sono, mau hálito, erosão nos dentes, aparecimento de aftas, azia, rouquidão, pigarro e tosse. Essa doença é causada pelo mau funcionamento do esfíncter esofágico inferior, responsável por impedir que a comida ingerida retorne pelo caminho que veio. Alguns fatores, no entanto, agravam o problema, como a obesidade, a gestação, asma, hérnia de hiato, tabagismo, diabetes, entre outros.

Remédios caseiros

Existem alguns remédios caseiros que podem ajudar a aliviar os sintomas e a tratar a causa. Confira alguns deles abaixo:

Água com limão

Sempre antes das refeições, ainda em jejum, tome um copo de água morna com o suco de um limão. Isso ajudará a manter regulados os níveis de acidez do estômago.

Bicarbonato de sódio

Dissolva uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em água e consuma sempre após as refeições. O bicarbonato ajudará a neutralizar os ácidos. Esse medicamento não é indicado para pacientes com pressão alta ou com dietas restritas em sódio.

reflu1

Gengibre

Mastigue um pedaço de gengibre descascado ou faça um chá com uma xícara de água fervendo e uma lasca de gengibre sem casca. Esse remédio natural ajudará na digestão e diminuirá o refluxo.

Aloe vera

Misture um pouco de aloe vera em um suco de fruta durante o café da manhã. Eficaz no auxílio à digestão e para acalmar o tecido irritado, o aloe vera ajuda ainda a combater a inflamação do estômago.

Vinagre de maçã

Consuma entre 1 e 3 colheres de sopa de vinagre de maçã por dia. Este irá ajudar a reduzir a acidez do estômago, combatendo diretamente o refluxo e seus sintomas.

Chá de camomila

Consuma diariamente, entre 3 e 4 vezes ao dia entre as principais refeições. Este ajudará a acalmar o estômago e a controlar a acidez.

Dicas e alimentação

Existem ainda outros fatores que podem ser determinantes no tratamento do refluxo. Evite consumir líquidos durante as refeições e não deite logo após. Mastigue bastante os alimentos e não use roupas que apertem na cintura. As refeições, principalmente o jantar, devem ser feitas em pequenas porções e a última do dia, sempre pelo menos duas horas antes de dormir para deitar. É importante também manter a qualidade do sono, dormindo bem e evitando o cansaço e o estresse. Use dois travesseiros, pratique atividades físicas e evite medicamentos como aspirinas e anti-inflamatórios. Se é fumante, insista em parar.

Fonte: http://www.remedio-caseiro.com/