Teatro Municipal Adélia Lorenzetti

teatro-adelia-lorenzetti

Durante muito tempo Lençóis Paulista careceu de um local apropriado para desenvolver atividades culturais de maior porte e que pudesse atender maior número de expectadores. No ano de 2016 foi inaugurado o Teatro Municipal Adélia Lorenzetti, construído em parceria entre a Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista e a ALIC-Associação Lençoense de Incentivo à Cultura. O projeto é do arquiteto Jurandyr Bueno e a construção foi feita na área da antiga SIDELPA, siderúrgica lençoense desativada na década de 70. Para a construção, foram utilizadas as estrutura de concreto das antigas dependências da siderúrgica, integrando o prédio ao local, que passou a ser conhecido como Parque Sidelpa.

O Teatro foi construído na maior parte com utilização de recursos captados através da Lei Rouanet, em um projeto da ALIC aprovado pelo Ministério da Cultura. As maiores empresas doadoras foram o Grupo Lwart, a Zilor – Energia e Alimentos e a Duratex. No entanto muitos outros doadores participaram, empresas e pessoas físicas, com doações para o Projeto ou com doações para aquisição das poltronas, decoração de ambientes específicos e projeto de paisagismo.
A parceria entre Prefeitura Municipal e ALIC tornou realidade o sonho do povo lençoense de ter um local onde é desenvolvida intensa atividade cultural, com programação para toda a comunidade, contribuindo para a democratização do acesso à cultura do público local e regional.

A ALIC

A ALIC-Associação Lençoense de Incentivo à Cultura é uma pessoa jurídica de direito privado, de caráter apolítico, e foi fundada em 2007 com o objetivo primordial de construir em Lençóis Paulista um Teatro. Esse objetivo foi alcançado no ano de 2016, com a inauguração do Teatro Municipal Adélia Lorenzetti.
Alcançada sua meta inicial de construir o Teatro de Lençóis Paulista, a ALIC passou a ampliar sua atuação, apresentando novo projeto ao Ministério da Cultura, para captação de recursos através da Lei Rouanet, a serem aplicados no desenvolvimento de atividades culturais no próprio teatro e gestão compartilhada do próprio teatro.
Com seu novo Projeto aprovado pelo Ministério da Cultura, para execução no ano de 2017, e com a doação inicial das empresas lençoenses Lwart e Zilor, a ALIC passou a dividir com a Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista, através da Diretoria de Cultura do município, a utilização daquele espaço, propondo-se a desenvolver uma programação própria.
O projeto da ALIC prevê, além da realização de eventos culturais, a manutenção de elevadores, de aparelhos de ar condicionado, aquisição de equipamentos, manutenção predial, serviços de jardinagem, contratação de técnicos para os eventos por ela promovidos e aquisição de instrumentos musicais. A programação a ser desenvolvida no ano de 2017 inclui espetáculos de música instrumental, shows de música popular, espetáculos teatrais para crianças, jovens e adultos, espetáculos de dança, de circo, sessões de contação de histórias, exposições de artes plásticas e cinema.
Além da programação a ser desenvolvida pela ALIC, a Prefeitura Municipal, através da Diretoria de Cultura, programa para o local outros eventos culturais, criando assim uma intensa e diversificada oportunidade de cultura para os lençoenses e para toda a região.