Teatro servirá como modelo de Instalação Pública de Sustentabilidade no PMVA

A Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente apresentará o Teatro Municipal “Adélia Lorenzetti”, prédio pertencente à Diretoria de Cultura, como Instalação Pública Modelo de Sustentabilidade para fins de comprovação de ações junto ao Programa Município Verde Azul criado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

O objetivo principal é atender a uma das tarefas estabelecidas dentro da diretiva “Município Sustentável”, em que uma obra pública do município contemple ao menos 10 itens de sustentabilidade, segundo o interlocutor do programa em Lençóis Paulista, Helton Damascena de Souza.

O engenheiro Evandro Dalbem, que coordenou os projetos de construção do teatro, reafirmou o perfil de sustentabilidade da obra, citando vários pontos para a comprovação. O Teatro Municipal foi inaugurado em 17 de novembro de 2016 e conta com acessibilidade; área verde externa permeável; calçada ecológica; espaço árvore; iluminação natural e ventilação cruzada; lâmpadas fluorescentes com refletores de alumínio e lâmpadas de LED em todo espaço da plateia; lixeiras e coleta seletiva; piso externo intertravado; piso interno autolimpante; reúso de recursos naturais; aparelhos de ar-condicionado com selo Procel (economia de energia); sensor de presença, e piso do palco construído com madeira de lei (Jatobá), que conta com o Documento de Origem Florestal (DOF), que garante a legalidade do produto.

Evandro destaca o sistema do teatro de captação e uso da água da chuva como exemplo de preocupação de sustentabilidade. “O teatro possui duas cisternas de 150 mil litros cada para captação e armazenamento de água da chuva. A água é captada pelas calhas, levada até as cisternas e usada para irrigar a grama e jardim. Quando as cisternas estão com capacidade máxima, a água é direcionada para a rede de galerias pluviais, quando é período de pouca chuva, usamos a água captada do Rio Lençóis para encher as cisternas”, explicou Dalbem. Além do uso da água da chuva, o teatro possui torneiras com temporizadores que evitam o desperdício.

“Todos os itens serão apresentados em relatório com fotos até o próximo dia 2 de maio, primeiro prazo para apresentação de ações neste ciclo 2017 do Programa Município Verde Azul, com demonstração da publicidade e visitação durante os eventos promovidos no espaço do Teatro Municipal”, explicou o interlocutor.