Tratamento de esgotos é tema de educação ambiental

Na sexta-feira, 9, a Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente e o SAAE (Serviço Autônomo de Água e esgotos) realizaram com 18 agentes comunitários de saúde uma ação de educação ambiental com enfoque na importância e necessidade do tratamento de esgotos em Lençóis Paulista. A palestra foi conduzida pela bióloga do SAAE, Milena Guirado Coneglian, e abordou tópicos sobre o saneamento ambiental, que abrange a atuação do SAAE no tratamento de água pela ETA (Estação do Tratamento de Água), e no tratamento de esgotos, realizado na ETE (Estação de Tratamento de Esgotos), além do tratamento de água pluviais, e a questão dos resíduos sólidos urbanos gerados.
Durante a apresentação, os participantes puderam conhecer melhor sobre as fontes de abastecimento público de água, sendo que metade da população de Lençóis Paulista é abastecida pelas águas do Rio Lençóis, captada, tratada e distribuída, bem como outros 50% são abastecidos por fontes subterrâneas, ou seja, 15 poços distribuídos em diferentes regiões urbanas e chácaras.
Sobre o tratamento de esgotos de Lençóis Paulista, foi explicado o sistema de coleta e afastamento, e apresentada a estrutura da Estação Elevatória de Esgotos, que conduz os dejetos para as lagoas de tratamento por meio de bombeamento e área de recalque. O tratamento do esgoto em Lençóis Paulista é realizado por meio de um processo biológico, onde as bactérias aeróbicas e anaeróbicas nas lagoas de estabilização e facultativa decompõem a matéria orgânica.
O processo todo leva em média 30 a 40 dias, até que a água, após o tratamento, seja devolvida ao Rio Lençóis. Nesse processo é realizado monitoramento constante para garantir a eficiência do tratamento de esgotos, além de fiscalização da CETESB, que emite anualmente o ICTEM (Índice de Coleta e Tratamento de Esgoto Municipal). Os agentes comunitários conheceram ainda o CEA (Centro de Educação Ambiental) e o trabalho de compostagem realizado, entre outros assuntos importantes, pois são eles que mantêm contato com a população para orientações gerais de cuidados que envolvem o saneamento básico, saúde e meio ambiente. O relatório da ação será apresentado como ação de educação ambiental da diretiva Esgoto Tratado, no programa Município Verde Azul.