Virgílio Capoani

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Virgilio Capoani nasceu em Lençóis Paulista em 5 de julho de 1906. Ele era membro da tradicional família Capoani. Seus pais foram os imigrantes italianos João Capoani e Angelina Lázari. Concluiu seus estudos primários no Grupo Escolar Lençóes, hoje Esperança de Oliveira. Como descreveu o Historiador Alexandre Chitto, ele era dotado de grande  inteligência e visão ampla e prática e isso foi demonstrado durante sua vida. Chitto destacava que Virgílio tinha uma caligrafia de botar inveja. Virgilio foi casado com Maria Cacciolari com quem teve os filhos: Hebe, Heine Luiz, Hiller, João, Ana Angelina e Maria Virginia. Em parceria com os irmãos Sylvio e Duílio, criou a empresa Comercial Zillo e Capoani Ltda.
Na política, ingressou no PSP, em cuja agremiação foi membro do diretório municipal. Candidatou-se vereador e foi eleito com larga margem de votos no período de 1948 a 1951. Na eleição seguinte foi escolhido pela população para governar a cidade. Ele foi prefeito de 1952 a 1955. Uma vez eleito, cercou-se de bons assessores e profissionais que propiciaram um dos melhores governos da história de Lençóis.
Construiu a ponte sobre o rio Lençóis na Rua Tibiriçá, hoje Cel. Joaquim Anselmo Martins. Reformou a Praça  Dom José  Magnani. Abriu a Avenida 25 de Janeiro, nome dado à via pública em comemoração à conquista da segunda comarca, fato que ocorreu em seu governo, no dia 25 de janeiro de 1955. Saneou as margens do rio Lençóis.  Foi um ferrenho batalhador para a conquista da comarca. Edificou e inaugurou o magnífico, romântico e hoje saudoso Cine Guarany. Abriu novas ruas e ampliou o serviço de calçamento das ruas da cidade. Em outubro de 1955, Virgílio disputou novamente a vereança e se elegeu com extrema facilidade. Tomou posse e se elegeu presidente da mesa diretora da Câmara, cargo que ocupou até os últimos dias de sua existência. No dia 23 de abril de 1956, na capital paulista faleceu, abrindo uma grande lacuna na política lençoense. Virgilio Capoani é nome de vila (próximo ao SAAE) e de escola (próximo à prefeitura)