15 Alunos de Lençóis e Macatuba são selecionados para intercâmbio cultural em Lisboa pelo Projeto “Era  Uma Vez Brasil”

  • O embarque acontecerá no dia 18 de novembro

São Paulo, novembro de 2018 – Quinze alunos da rede pública de ensino do oitavo ano do ensino fundamental II de Lençóis Paulista e Macatuba vivenciarão uma experiência única de intercâmbio cultural em Lisboa, Portugal, para percorrer e reviver os caminhos de Dom João e da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil. Os alunos foram escolhidos entre os quase 500 inscritos das escolas participantes da região.

Criado pela Origem Produções e com patrocínio do Grupo LWART, o projeto favorece a formação específica de professores, estimula o aprendizado e oferece a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil. O resultado: um grupo de 63 estudantes e sete professores da rede pública de ensino de diversas cidades brasileiras irão passar 10 dias em Lisboa – Portugal, a partir do dia 18 de novembro.

Uma oportunidade única. Um projeto único. Incentivar a arte-educação, estimular a criatividade, ressignificar a aprendizagem, possibilitar vivências e valorizar a nossa cultura são apenas algumas das grandes propostas do “Era uma vez… Brasil”, desenvolvido pela Origem Produções para professores de História e estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental.

O projeto é um programa de atividades que colaboram com o desenvolvimento da cultura nacional e promove o enriquecimento dos alunos envolvidos por meio do contato com diferentes linguagens artístico-culturais, tendo como base o livro 1808, do escritor e jornalista Laurentino Gomes, que aborda a transferência da família real e da corte portuguesa para o Brasil.

Dividido em três etapas, o “Era uma vez… Brasil” favorece a formação específica de professores de História da rede pública, apresentando novas ferramentas de ensino-aprendizagem, como a produção de Histórias em Quadrinhos e de Vídeos para se ensinar História, também proporciona vivências e imersões culturais ao lado de comunidades indígenas e quilombolas, onde eles atuam como protagonistas da própria história, relatando a forma de vida aos alunos.

“Em 23 anos lecionando História em escola pública, por mais que eu tentasse encantar meus alunos com os temas trabalhados em sala de aula, com todas as alternativas didáticas que utilizei, foi a primeira vez que alguns alunos mergulharam na possibilidade de percorrer, ao vivo, lugares históricos como se fossem os protagonistas… a expectativa foi marcante”, professora Jozi Rodrigues, de Ribeirão Preto-SP.

Mas, muito além de proporcionar uma viagem inesquecível para os alunos selecionados ao longo das três etapas, o projeto estimula mais de 10 mil alunos a compreender a história do Brasil e refletir sobre o cenário atual. O grande prêmio, na verdade, é o de despertar o lado crítico desses adolescentes para que entendam a sua própria história e passem a ver o seu país sob outra perspectiva. Além disso, é uma possibilidade dos alunos ampliarem a visão sobre os acontecimentos atuais, baseado no olhar histórico.

Os alunos e professores selecionados para o intercâmbio cultural são das cidades de Salvador e Mata de São João, na Bahia, Lençóis Paulista, Macatuba, Araraquara, Ribeirão Preto, Rincão, São Simão e Gavião Peixoto, em São Paulo, e Belo Jardim, em Pernambuco.

“O ‘Era uma vez… Brasil’ proporciona a estudantes e professores uma oportunidade de olhar para o passado e poder entender melhor o Brasil de hoje e os desafios daqui para frente”, diz Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções. Além de propor a pesquisa sobre história e cultura, o programa estimula também o aprendizado por meio de oficinas e práticas de história em quadrinhos, audiovisual e vivências conduzidas por representantes indígenas e de matriz africana, base de nossa cultura e da formação do nosso povo.

Atualmente, o Brasil enfrenta diversos desafios na democracia e a história é passada diariamente nos noticiários políticos. Uma oportunidade de explicar a teoria na prática, já que a estudar História permite compreender melhor quem é o povo brasileiro, o que diferencia o Brasil de outras culturas e quais são as dificuldades e as virtudes do país. “Além de ensinar História ao aluno, ensinamos comprometimento e ação na sala de aula. Como cada professor é de um estado ou região, as realidades das salas de aula são diferentes e por isso trocamos muitas informações profissionais”, explica Quitéria Feitosa, professora pernambucana de Belo Jardim.

O ‘Era uma Vez… Brasil’ dá continuidade a um projeto anterior da mesma produtora, intitulado Era Uma Vez Europa, realizado nos anos de 2011 e 2014 nas cidades de Novo Horizonte e Guarujá, em São Paulo. Em sua quinta edição, já envolveu mais de 50 mil estudantes ao longo desses anos e mais de 400 professores. As cidades envolvidas nesta edição são   Salvador (BA), Mata de São João (BA), Belo Jardim (PE), Lençóis Paulista(SP), Macatuba(SP), Araraquara (SP), Gavião Peixoto (SP), Rincão (SP), Ribeirão Preto (SP) e São Simão (SP). Em 2018, o projeto conta com o patrocínio da Baterias Moura, Grupo Lwart, RTE Rodonaves e CUTRALE.

ORIGEM PRODUÇÕES

Origem Produções é uma empresa de consultoria e gestão de projetos criativos, com vocação consolidada para atuar em diversas áreas, como cultura, educação, sustentabilidade, esporte e responsabilidade social. Fundada em 2007, a empresa desenvolve, atualmente, trabalhos em todo o país e soma experiências no exterior. Com uma equipe capacitada e constantemente atualizada sobre as exigências legais e tendências nas diferentes áreas de atuação, a produtora vem se destacando no mercado e conquistando a confiança de clientes e parceiros com transparência. Seus serviços, alinhados às estratégias de negócios e de comunicação das empresas, ampliam o relacionamento com a comunidade e colaboradores, além de dar visibilidade às políticas corporativas. Como interface entre artistas e patrocinadores, a Origem propicia o acesso à cultura, a interação social e o desenvolvimento humano.

Leia Mais