Ações estimulam uso de bicicletas em Lençóis

Tendo em vista a ação de pró-atividade da diretiva Qualidade do Ar do Programa Município Verde Azul e para proporcionar uma melhor estrutura para o uso de bicicletas em parques públicos e pontos estratégicos, Lençóis Paulista conta com esta funcionalidade, além da implantação de bicicletários em alguns locais como na área das quadras esportivas no Parque do Povo, Biblioteca “Orígenes Lessa”, Praça do Tonicão, CMFP, entre outros. Outra iniciativa relacionada são os tradicionais passeios ciclísticos promovidos pelo “Bike Saúde”, da Secretaria de Esportes, sendo ação também da Lei 4989/2017, que trata sobre o Programa Municipal de Educação Ambiental.

O trecho da ciclovia no Parque do Povo tem uma extensão aproximada de 1,2 km. No entanto, existem também as ciclofaixas na Av. José Veloso, que interliga o Parque do Povo aos bairros Jardim Europa, Vila Cachoeirinha, Jardim Monte Azul e Jardim Maria Luíza II, com extensão de 1 km. Outra ciclofaixa interliga o Parque do Povo ao Jardim Itamaraty, até a rotatória do Jardim Caju, totalizando mais 1 km. O Jardim Ubirama também apresenta mais 0,5 Km de ciclofaixa na extensão da Rua Marechal Rondon, paralela a Rodovia Osni Matheus. As ciclofaixas do Parque do Povo receberam pintura nova. Ao todo as ciclovias e ciclofaixas somam 3,5 km, além de planos para possível ampliação.

Há diferença entre ciclovia e ciclofaixa. A ciclovia é uma via paralela ao calçamento, ou à própria via, para uso dos ciclistas; já a ciclofaixa representa uma demarcação junto à via, com a mesma finalidade.

Ciclovias são uma solução ecológica de urbanização, que também reduz a emissão de gases poluentes. Por isso, a medida é apresentada como proatividade da diretiva Qualidade do Ar, junto ao Programa Município Verde Azul – ciclo 2019.

Ainda como medida de incentivo ao uso de transporte não motorizado, a Secretaria de Esportes promove mensalmente os passeios ciclísticos do Programa “Bike Saúde”, alguns com temáticas ambientais como o Dia Mundial da Água (março), Dia Mundial do Meio Ambiente (junho) e Dia da Árvore (setembro), para incentivar o uso da bicicleta como transporte alternativo. Essa ação também ajuda a reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera, além de ser uma iniciativa saudável. O próximo evento está previsto para o domingo, 14 de abril – Desafio Mountain Bike – Lençóis Paulista a Pratânia.

Leia Mais

Leia outras notícias

ESPORTES POLÍCIA CULTURA
POLÍTICA NACIONAL INTERNACIONAL