Agentes Comunitários recebem tablets doados pela Bracell; Secretaria de Saúde também comprou mais um lote com 50 tablets

O uso da tecnologia vai facilitar e otimizar o trabalho desenvolvido pelas equipes de Agentes Comunitários de Saúde em Lençóis Paulista. O secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro, entregou no final de dezembro, os primeiros tablets de um lote de 77, doados pela Bracell, aos agentes comunitários que atuam na unidade de Estratégia de Saúde da Família “Doutor Luiz Fernando Lellis Andrade”, no Jardim do Caju.

Sabrina de Branco, gerente sênior de Relações Corporativas, Comunicação e Sustentabilidade da Bracell destaca a satisfação da empresa em poder colaborar com mais essa iniciativa de combate à Covid-19. “Os tablets vão otimizar o trabalho dos agentes de saúde, além de possibilitar que as autoridades tomem decisões sobre ações de combate ao coronavírus além de, no futuro, apoiarem no controle de outras epidemias como a dengue. Neste momento, cada atitude conta e essa união fará a diferença nessa luta”.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, também concluiu o processo de licitação para a compra de um novo lote com mais cinquenta tablets e aguarda agora, a entrega do material pela empresa vencedora do processo de licitação. “Com a doação feita pela Bracell e a compra efetuada pela Prefeitura, todos os agentes comunitários de saúde que integram as equipes devem receber o equipamento”, pontua o secretário Ricardo Conti.

O objetivo principal do uso dos tablets é informatizar o trabalho diário dos agentes comunitários de saúde, otimizando o tempo das visitas domiciliares e dessa forma, ampliar o número de visitas realizadas pelas equipes. Atualmente, os servidores preenchem as fichas com os dados das respectivas visitas de forma manual.

Todos os dados coletados pelos Agentes durante as visitas, a partir da utilização da nova ferramenta, poderão ser enviados com maior precisão e rapidez ao Ministério da Saúde por meio dos aplicativos E-SUS território, E-SUS Atividades Coletivas e SISAmob. Outra novidade com o uso dos tablets, é que, a troca de informações, relatórios e avaliações das atividades de educação em saúde também serão mais rápidas. Trabalho essencial

O pedido de doação para o recebimento dos tablets foi encaminhado pelo prefeito Anderson Prado e pelo secretário Ricardo Conti. “O trabalho dos agentes comunitários é essencial na realização de ações da área de saúde. Vocês conhecem a realidade de toda a comunidade, de cada morador. Essa ferramenta vai agilizar o trabalho de vocês. Em breve, esta ferramenta poderá ser usada também como consulta aos dados e acesso de informações. Quero agradecer também o trabalho e o empenho de todos vocês. Lençóis é um dos primeiros municípios da região que emprega a tecnologia com a utilização desta ferramenta”, afirmou.

O trabalho dos agentes comunitários de saúde contempla a realização de cadastros do domicílio e dos membros da família, a identificação e acompanhamento dos pacientes hipertensos, diabéticos, gestantes e crianças menores de 2 anos.

Os agentes também realizam a busca ativa de pacientes com vacinação atrasada e realizam a convocação dos participantes atendidos pelo Programa Bolsa Família para vacinação e os procedimentos para pesagem das crianças. As atividades relacionadas ao controle de vetores, como recipientes com água, orientações sobre combate a vetores aos moradores também estão entre as atribuições das equipes.

 

fonte: pref. Mun. de Lençóis Paulista