Alemanha anuncia retorno ao lockdown a partir de 4ª feira

A primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, anunciou neste domingo (13.dez.2020) a retomada das restrições mais rigorosas no país para tentar conter a transmissão do coronavírus.

O novo lockdown foi definido em reunião com governadores de 16 Estados e as medidas começam a valer a partir de 4ª feira (16.jan). Ficarão em vigência ao menos até 10 de janeiro.

As medidas proíbem o funcionamento de escolas, creches e do comércio não essencial, tal como no 1º lockdown que paralisou a economia alemã de março a abril. No Natal, poderão ser realizadas reuniões com até 9 pessoas, desde que o grupo seja formado por parentes e pessoas próximas. Para o Ano Novo, foram proibidas as comemorações e a venda de fogos de artifício.Publicidade

O anúncio de Merkel recrudesce outras medidas restritivas que já estavam em vigor, no chamado “lockdown parcial“. Desde o início de novembro, restaurantes, bares, academias e estabelecimentos de lazer estão fechados.

A Alemanha e outros países da Europa enfrentam nova alta de casos de covid-19, na chamada 2ª onda da pandemia. O país teve na 6ª feira (11.dez) recorde diário de novos casos e mortes registradas. Foram 29.875 infectados e 598 vítimas computadas nas 24 horas anteriores. O país tem, de acordo com dados do monitor Worldometer, mais de 1,3 milhão de contágios e 22.000 mortes por covid-19 desde o início da pandemia.

Fonte: MSN

.... . .