Alho pode reduzir o risco de câncer em até 44%, diz estudo

Se você não gosta de alho é bom pensar duas vezes. Um novo estudo acaba de concluir que o consumo de alho cru, duas vezes por semana, é capaz de reduzir praticamente pela metade o risco de câncer no pulmão, mesmo em fumantes. É o que indica um estudo feito por pesquisadores chineses. Uma equipe do Jiangsu Provincial Centre for Disease Control and Prevention analisou o estilo de vida e a dieta de 1.424 pacientes com câncer de pulmão e 4.543 indivíduos saudáveis, apurando a frequência com que ingeriam alho e se eram ou não fumantes. Como o cigarro é a principal causa do câncer de pulmão, o efeito do alho é surpreendente. O estudo, publicado no ‘Câncer Prevention Research’, acredita que isso acontece devido à alicina, que é liberada e ativada quando o dente de alho é esmagado ou cortado e exposto ao ar. Não há comprovações de que o alho cozido tenha efeitos semelhantes. De acordo com os cientistas que conduziram o estudo, o alho pode realmente servir como um agente preventivo contra o câncer de pulmão. Estudos anteriores indicavam que os benefícios medicinais do alho poderiam estar relacionados com a alicina, que é libertada quando uma cabeça de alho é esmagada ou cortada, o que reduz a inflamação e a ação dos radicais livres, e atua como antioxidante.

Uma dica para consumí-lo da forma correta é preparar uma salada com tomate fresco picado, cebola, sal e um pouco de suco de limão. Adicione alho cru picado e azeite. Ou então jogue um dente de alho cru no liquidificador com 1 xícara de azeite e 1/3 de xícara de vinagre de maçã, uma pitada de sal marinho e mostarda, preparando um belo molho para saladas.

Os autores do estudo escreveram:

alhocan2

“Em conclusão, entre a ingestão de alho cru e câncer de pulmão tem sido observado com um padrão dose-resposta, o que sugere que o alho pode potencialmente servir como um agente quimiopreventivo para câncer de pulmão. “.

Acredita-se que o componente conhecido como alicina está relacionada com benefícios anti-câncer do alho. De acordo com o Daily Mail , a alicina acalma a inflamação no corpo enquanto age como um antioxidante e reduz os danos às células por radicais livres. Não surpreendentemente, este composto ativo é apenas um notável razão para muitos benefícios de saúde de alho. Enquanto alho cru pode não parecer apetitoso para muitos, pode ser cortado finamente e adicionada a saladas variadas e pratos sem um sabor irresistível. Você também pode usar alho cru em pratos que você normalmente adicione o alho cozido, simplesmente adicionando-se o direito de alho antes de servir.

Fonte: naturalsociety.com

.... . .