Alistamento do serviço militar obrigatório é prorrogado até 31 de agosto

Desfile cívico-militar do 7 de setembro na Avenida Presidente Vargas, centro do Rio de Janeiro (Fernando Frazão/Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto prorrogando até 31 de agosto o prazo para alistamento militar este ano. O prazo final original era hoje (30). No caso de brasileiros naturalizados ou por opção, o prazo para apresentação obrigatória para o alistamento será de 60 dias, informou, em nota, o Ministério da Defesa.

De acordo com o ministério, a medida é necessária “considerando que, em função da pandemia da covid-19, vários municípios seguem com suspensão de atendimento ao público nas juntas de Serviço Militar”.

A pasta disse que a suspensão no atendimento público dificulta o alistamento de diversos jovens carentes que não possuem acesso à plataforma digital. “Prorrogação semelhante foi feita no ano passado, trazendo benefícios aos conscritos e garantindo a qualidade da seleção geral”, disse o ministério.

Veja como matricular seu filho em um Colégio Militar

Há duas formas de ingresso nos colégios militares: por concurso público e por amparo regulamentar

Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) , instituição de ensino administrada pelo Exército Brasileiro, dá prioridade para matricular filhos de militares das Forças Armadas. O SCMB não tem nenhuma relação com o projeto de Escolas Cívico-Militares (PECIM) que o Ministério da Educação (MEC) lançou este ano e que prevê convênios com escolas estaduais já existentes.

Fonte: aquietrabalho.com

.... . .