Alunos do Jardim II do Colégio Francisco Garrido visitam Usina de Reciclagem

As crianças visitaram o barracão onde funciona a coleta seletiva

Tendo em vista aplicar a Lei Municipal nº 4989/2017, que estabelece o Programa Municipal de Educação Ambiental, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) recepcionou na segunda-feira, 12, na Usina de Reciclagem de Lençóis Paulista, crianças do Jardim II (faixa de 5 anos) do Colégio Liceu Francisco Garrido para ação de educação ambiental do programa “Cidade Limpa e Solidária”.

A visita teve como foco o serviço realizado pelas equipes da Cooprelp (Cooperativa de Reciclagem de Lençóis Paulista) e Adefilp (Associação de Deficientes Físicos de Lençóis Paulista), que mantêm parceria com a prefeitura para manter a estrutura da coleta seletiva.

As crianças do Jardim II participaram de uma atividade lúdica e interativa com o educador ambiental Helton Damacena e a professora Vânea Regina da Silva Marcolino, sobre o tema reciclagem. Logo em seguida realizaram um mini tour de ônibus até o barracão onde funciona a coleta seletiva, e puderam ver de perto o trabalho das cooperadas no preparo do material reciclável a ser vendido, como papéis, papelões, plásticos, metais, vidros, eletrônicos, óleo de cozinha usado, e outros. O serviço de coleta seletiva da Cooprelp é realizado semanalmente porta-a-porta, em todas as regiões de Lençóis Paulista. Os moradores colaboram com a correta separação.

Na segunda etapa da visita, as crianças puderam ver o serviço da usina de entulho, a chegada dos caminhões de caçambas, a triagem (separação de resíduos) e trituração na máquina para que os resíduos possam ser reutilizados, principalmente na manutenção de estradas rurais do município. Também puderam visualizar a área do aterro municipal, onde são despejados diariamente os rejeitos que são aterrados por maquinário. Ao final da visita, as crianças do Jardim II do Colégio Liceu Francisco Garrido ainda passaram no prédio da Adefilp, associação precursora do trabalho de reciclagem em Lençóis Paulista, e que atende atualmente os setores comercial e industrial.

“O contato visual das crianças e os cuidados com resíduos, ou lixo, é o que realmente surte efeito para a educação ambiental. Portanto, a ação foi excepcional e deverá ser repetida com outras turmas ao longo do ciclo 2019, dentro do Programa Município Verde Azul”, comentou Helton Damacena, educador ambiental da SAMA.

Leia Mais

Leia outras notícias

ESPORTES POLÍCIA CULTURA
POLÍTICA NACIONAL INTERNACIONAL