Ampliada, ESF Dr. ‘José Nege’ otimiza atendimento em cinco bairros

  • Presta assistência a gestante, puérpera, recém-nascidos, crianças, adolescentes, adultos e idosos.

O prefeito Anderson Prado, o vereador e presidente da Câmara, Nardeli da Silva e o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro, participaram nesta terça-feira, 9, de ato para formalização da entrega das obras de ampliação da unidade de Estratégia de Saúde da Família “Doutor José Nege”, na Vila Cruzeiro. Além da pintura interna e externa, a unidade ganhou uma cozinha, dois banheiros e uma sala de vacina.

A ESF “Doutor José Nege”, realiza serviços de atendimento médico, enfermagem, NASF (nutricional, psicológico e social), prestando assistência a gestante, puérpera, recém-nascidos, crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Além dos grupos de hiperdia (diabéticos e hipertensos), a ESF realiza visita domiciliar, imunização, curativos e retirada de pontos, administração de medicamentos prescritos pelo médico, dispensação de medicamentos, exceto de controle especial, coleta de papanicolau, troca de sonda vesical de demora, fornecimento de insumos para curativos, alimentação enteral, kit de diabetes para os pacientes e pesagem de crianças.

A unidade também é responsável pelo acolhimento de pacientes psiquiátricos, medicação supervisionada, atendimento odontológico, de testes rápidos de HIV e gravidez, Sífilis, Hepatite B e C.

Números

Em 2019, as equipes da ESF realizaram 8.861 atendimentos médicos, 23.544 atendimentos na área de enfermagem (curativos e demais procedimentos). Foram aplicadas vacinas em 4.980 pessoas e realizadas 19.893 visitas pelos agentes comunitários de saúde.

A equipe da ESF é composta por médico, cirurgião dentista, farmacêutica, psicóloga, assistente social, auxiliar de enfermagem e odontologia, agentes comunitários de saúde e auxiliares de serviços e atende as comunidades da Vila Cruzeiro, Jardim Alvorada, Vila São João, Vila Contente e Vila Bacili. Foram investidos R$ 214.132, 85 nas obras concluídas neste mês. Deste total, R$ 199.995,00 foram liberados pelo Governo Federal por meio de emenda parlamentar.

Empenho e dedicação

Durante o encontro com os servidores que integram a equipe da ESF, Prado destacou e agradeceu o trabalho dos servidores. “Vivemos em tempos difíceis, nem tudo sabemos o que fazer e quando fazer, o que nós sabemos é que temos que cuidar das pessoas, salvar vidas. Lençóis Paulista está fazendo a maior testagem da região (para detecção dos casos da Covid-19) e construímos o Pronto Atendimento. Quero agradecer o empenho e a dedicação de todos os servidores. Vocês são dignos de aplausos e neste momento, temos muitos servidores afastados principalmente da Educação, mas a comunidade está aprendendo e tendo noção da importância do monitor de creche, do professor. Reconheço o valor que cada um de vocês (servidores), tem e o que estamos fazendo neste momento. Esta entrega vai significar muito na vida das pessoas que vocês atendem e atendem muito bem. Temos muitos elogios desta equipe desde o início do mandato”, frisou.

Leia outras notícias