Aprenda como se livrar dos óculos sem cirurgia

olhocir1Você quer se livrar da miopia sem precisar de cirurgia? Esse é o desejo de muita gente. Mas é possível? Segundo o método Bates, é sim. O método do Dr. William Horatio Bates fortalece os músculos do globo ocular para que eles cumpram perfeitamente sua função, trazendo como resultado a restituição da capacidade de visão. onsiste em exercícios simples, que devem ser praticados regularmente, servindo tanto para recuperar como para manter a boa visão. Segundo o Dr. Bates, a capacidade de focar objetos não é proporcionada apenas pelo cristalino, mas também pela ação de músculos, que determinam o formato e a posição de todo o globo ocular e, consequentemente, do cristalino. O método proporciona uma melhoria substancial da visão, o que jamais foi promovido pelo uso lentes.

É indicado a todos os problemas de refração da vista (exceto quando há degeneração, infecção ou lesão no globo ocular), sendo muito eficaz nos problemas comuns, como miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia. As crianças também podem fazer os exercícios.

O Método Bates para recuperar a boa visão, que se resume em:

Empalmação
Relaxamento
Luminosidade
Piscamento
Visualização
Focalização
Imagem inversa
Rotação
Extremidades
Leitura de cima para baixo
Leitura de tipos miúdos

Dicas para quem fica muito tempo ao monitor

olhocir2

Faça descansos periódicos (empalmar).
Pisque voluntariamente por três minutos, abrindo e fechando os olhos.
Posicione o monitor na mesma altura dos olhos a uma distância de 50 centímetros.
Tente minimizar os reflexos na tela alterando a posição do monitor ou das luzes, para que não incidam sobre os olhos.
Verifique a iluminação na sala de trabalho para diminuir o esforço visual.
Você agora vai aprender 10 exercícios do Método Bates que, se praticados com regularidade, vão fortalecer e revitalizar sua visão.

1. Antes de se iniciarem os exercícios de revitalização dos olhos, é preciso certificar-se de que o ambiente esteja, naturalmente, bem iluminado (apenas durante o dia).

Sentar-se com as pernas cruzadas (sobre uma esteira ou um cobertor dobrado) e a coluna vertebral alinhada (evitando-se ficar corcunda), preservando-se a curvatura natural da coluna lombar; ou, então, sentar-se em uma cadeira, seguindo os mesmos cuidados.

Respirar de forma lenta e profunda, prolongando a entrada e a saída do ar dos pulmões e relaxar todo o corpo, removendo-se as tensões psíquicas e musculares.

A respiração lenta, profunda e rítmica acalma a mente, combate as tensões, relaxa a musculatura, favorece a concentração, revitaliza a mente e o corpo e melhora a disposição. A visão não depende apenas de olhos sadios.

É sabido que o cérebro comanda os músculos dos olhos e os nervos ópticos através do sistema nervoso, e, por isso, qualquer perturbação do estado emocional e psíquico pode também prejudicar diretamente a visão.

Com a mente mais calma e centrada e o corpo mais relaxado, passa-se para o próximo item.

2. Com os membros superiores relaxados, esfregar uma palma da mão na outra, aquecendo as mãos. Segundo as leis da física, o atrito gera uma energia calorífica e magnética.

Quando as mãos estiverem aquecidas e repletas de energia, cobrir, então, rapidamente, os olhos fechados com as palmas das mãos (dedos unidos), transferindo a energia calorífica para os olhos.

Relaxar as pálpebras e os globos oculares e respirar de forma lenta e profunda. Repetir o procedimento três vezes.

3. Estando num ambiente aberto, ao amanhecer, em contato com a natureza, permanecer de frente para o sol.

Com os olhos fechados, inspirar e lentamente, flexionando a cabeça para trás, relaxando a musculatura do peito, das costas, dos ombros, do pescoço e da cabeça.

Ao expirar, flexionar lentamente a cabeça para frente até o queixo tocar o peito. Repetir o procedimento três vezes.

Depois, repousar a palma da mão esquerda sobre a cabeça, inspirar de forma lenta e profunda; ao expirar, tombar lateralmente a cabeça, aproximando a orelha esquerda do ombro, alongando a musculatura lateral direita do pescoço; permanecer nessa posição durante vinte segundos.

Então, retornar e repetir o procedimento para o outro lado.

Ao terminar o exercício, piscar rapidamente os olhos, olhando para o nascer do sol, durante um minuto.

Logo após, fechar os olhos, respirar lenta e profundamente e relaxar todo o corpo, inclusive a musculatura facial.

4. Estender bem, a sua frente, o braço esquerdo com o dedo polegar voltado para cima e mantê-lo, a princípio, alinhado com o nariz.

Olhar fixamente para a unha e observar atentamente o seu formato, a sua cor, a meia-lua na base da unha, as linhas longitudinais e qualquer outro sinal que ela possa apresentar. Abrindo bem os olhos, procurar obter uma boa imagem e nitidez.

Então, lentamente, mover o braço para o lado esquerdo e acompanhar o polegar com os olhos sem mover a cabeça (que deve, sempre, permanecer voltada para frente).

O exercício é apenas para os olhos (durante todo exercício, apenas os olhos devem movimentar-se).

À medida que se afastar lateralmente e devagar o polegar do eixo central do nariz (ponto de partida do exercício), abrir bem os olhos, procurar ajustar a visão, para que se possa ter, o tempo todo, uma imagem nítida da unha.

olhocir3

prioridade do exercício é a nitidez da imagem, pois o que se objetiva é exercitar estruturas oculares responsáveis pela nitidez da visão.

Se, durante o exercício, a imagem perder a nitidez, parar, por alguns instantes, de movimentar o braço e tentar ajustar a visão, recobrando-se a nitidez. Ao se recuperar a nitidez da imagem, afastar lentamente o polegar.

À medida que o polegar se aproximar do limite do campo visual, a imagem perderá a nitidez, a visão poderá tornar-se cansada, dupla ou trêmula; então, retroceder um pouco o polegar até a recuperação da nitidez da imagem; parar de movimentar o braço e ajustar a visão e, depois, retornar ao ponto de partida, sempre olhando atentamente para a unha.

Descansar o braço esquerdo, repousando o antebraço sobre o joelho. Fechar os olhos, piscar algumas vezes (para hidratar e relaxar os olhos) e relaxar todo o corpo, respirando de forma lenta e profunda. Logo após, repetir o procedimento com o braço direito.

No final do exercício com o braço direito, descansá-lo, repousando o antebraço sobre o joelho, fechar os olhos, piscar algumas vezes e relaxar todo o corpo, respirando de forma lenta e profunda.

5. Estender bem, à frente, o membro superior esquerdo com o dedo polegar voltado para cima e mantê-lo, a princípio, alinhado com o nariz. Lentamente, movê-lo para cima e acompanhar apenas com os olhos, sem movimentar a cabeça.

Seguir as orientações anteriores. Chegando o polegar no limite do campo visual, retornar ao ponto central de partida. Descansar o braço esquerdo, repousando o antebraço sobre o joelho.

Fechar os olhos, piscar algumas vezes (para hidratar e relaxar os olhos) e relaxar todo o corpo, respirando de forma lenta e profunda. Logo após, repetir o procedimento com o braço direito.

No final do exercício com o braço direito, descansá-lo, repousando o antebraço sobre o joelho, fechar os olhos, piscar algumas vezes e relaxar todo o corpo, respirando de forma lenta e profunda.

6. Agora, com o braço esquerdo estendido à frente, mover o polegar transversalmente para cima, o máximo que puder.

Após realizar o exercício com o braço esquerdo, descansar o braço, piscar algumas vezes, respirar de forma lenta e profunda e relaxar todo o corpo.

Logo após, repetir o procedimento com o braço direito. Com o término desse exercício, descansar o braço, piscar algumas vezes os olhos, respirar profundo e relaxar.

7. Realizar, lentamente, cinco vezes, um movimento circular amplo com os olhos, da esquerda para direita, observando atentamente tudo o que estiver ao redor.

Com o término do exercício, fechar os olhos, piscar algumas vezes, respirar profundo e relaxar.

Repetir o procedimento, agora realizando um movimento circular da direita para esquerda.

Com o término do exercício, fechar os olhos, piscar algumas vezes, respirar profundo e relaxar.

8. Manter o dedo polegar voltado para cima e a um palmo de distância da ponta do nariz.

Olhar fixa e atentamente para a unha e procurar obter uma imagem nítida.

Lentamente, afastar o polegar, estendendo o máximo o membro superior.

Durante o afastamento e a aproximação do dedo polegar, procurar preservar a nitidez da imagem.

Depois, retornar lentamente o dedo polegar a uma distância de um palmo do nariz.

Feito isso, descansar o braço, piscar algumas vezes, respirar profundo e relaxar.

Repetir o procedimento com o braço direito.

9. Fechar os olhos e tensionar a musculatura da face ao redor dos olhos (como se estivesse fazendo careta) durante 12 segundos e, depois, relaxar, respirando de forma lenta e profunda (mantendo os olhos fechados durante alguns instantes).

10. Repetir o item número dois.

olhocir4

E, para finalizar a sequência, banhar com água fria, por algumas vezes, os olhos fechados e, depois, enxugar o rosto com uma toalha limpa.

Este post é apenas um resumo do Método Bates.

O ideal é que você pesquise mais, leia livros, estude-o profundamente.

Quem se interessar, tem este artigo que explica o método, e um divertido vídeo do programa do Jô, com um estudioso do tema.

Fonte: Cura pela Natureza