Bracell e RME lançam Projeto “Dona Della”

Multinacional de celulose firma parceria com a Rede Mulher Empreendedora e investe na capacitação feminina no interior de São Paulo

A Bracell, multinacional produtora de celulose que está em expansão no interior de São Paulo, em parceria com a Rede Mulher Empreendedora (RME), a maior plataforma de apoio ao empreendedorismo feminino do Brasil, lançam o Projeto Dona Della com objetivo de mapear e auxiliar o crescimento de negócios liderados por mulheres. Inicialmente, será direcionado para os municípios de Lençóis Paulista e Macatuba.

O Dona Della integra os projetos do Bracell Social e consiste na capacitação e criação de uma rede colaborativa local de mulheres focada no fortalecimento de competências empreendedoras, sócio emocionais e na conscientização sobre temas sensíveis, como violência contra a mulher e saúde, com o objetivo de fazer com que a renda circule em seus próprios territórios.

Para Célia Kano, diretora da Rede Mulher Empreendedora, ações regionais são de suma importância, pois precisamos olhar além dos grandes centros populacionais. “A expansão de empresas gera um impacto econômico local, mas sabemos também que é necessário sempre ter um olhar mais atento aos impactos socioambientais. A iniciativa da Bracell se faz relevante por isso e é inovadora em considerar as mulheres das comunidades vizinhas às operações da empresa, “um público que deve crescer junto com a empresa, através de capacitação e prosperidade da mulher na comunidade e nos seus negócios”, ressalta Célia.

Para Laís Drezza, gerente de Sustentabilidade da Bracell, além de incentivar o empoderamento feminino, o projeto abre um leque de oportunidades. “O Dona Della vai selecionar mulheres que terão acesso a conhecimento, networking e ferramentas para que possam conquistar sua independência financeira. Queremos contribuir para o empoderamento financeiro e emocional das mulheres de nossas comunidades”, destacou Laís.

Inicialmente, o projeto vai selecionar 60 mulheres para uma capacitação gratuita sobre o mundo do empreendedorismo e competências socioemocionais, que acontecerá de 03 a

06 de Maio. Para esta fase, a participante não precisa ter um negócio, basta ter interesse nos temas de empreendedorismo e independência financeira. Inscrições acontecem de 15/03 a 09/04.

A segunda capacitação terá mentorias coletivas sobre modelo de negócio, organização financeira e contábil, marketing e vendas, além de inteligência emocional e liderança. Nesta etapa, que acontecerá de 07 a 10 de Junho, participam 40 mulheres donas de negócios locais. Inscrições acontecem de 15/03 a 09/05.

A fase final do programa prevê o acompanhamento de cinco empreendimentos eleitos que vão receber prêmio para financiamento, além de mentoria individual com foco no desenvolvimento e crescimento de seus negócios.

As duas capacitações são gratuitas. Para se inscrever basta acessar o link https://www.bracell.com/noticias/ e preencher o formulário. Como as vagas são limitadas, a RME fará comunicação com as selecionadas. As participantes das duas turmas receberão um certificado de conclusão das capacitações. O modelo de atendimento será híbrido ou somente virtual, de acordo com as orientações governamentais vigentes à época em decorrência da pandemia.

Sobre RME

A RME oferece serviços para empresas que acreditam no empreendedorismo feminino. É a primeira e a maior plataforma de apoio ao empreendedorismo feminino do Brasil, com o propósito de empoderar empreendedoras economicamente, garantindo independência financeira e de decisão sobre seus negócios e suas vidas. A RME conta com 100 Embaixadoras, 50 Influenciadoras que atuam em todo Brasil, além de ser signatária dos princípios de empoderamento da ONU Mulheres.

Sobre a Bracell

A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Singapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados

Unidos. A Bracell também é signatária dos princípios de empoderamento da ONU Mulheres.