Caminhada Passos Que Salvam acontece no próximo domingo, 24

O Hospital de Amor de Barretos, com apoio da Secretaria de Saúde de Lençóis Paulista, promove no próximo domingo, dia 24, a caminhada Passos Que Salvam 2019. A ação é uma iniciativa também da vereadora Diusaleia de Fátima Furlan, que buscou a aproximação do Hospital de Barretos com a rede municipal de saúde. A caminhada acontece simultaneamente em 600 cidades do Brasil, a partir das 8h30. No caso de Lençóis Paulista, a saída será na frente do Teatro Municipal Adélia Lorenzetti e terá um percurso curto terminando no anfiteatro do Parque do Povo, possibilitando a participação de todas as pessoas. As 60 primeiras pessoas que chegarem vão ganhar um kit com camiseta e boné da campanha que foram adquiridos pela Bracell e doados para o evento.

O Hospital de Amor de Barretos faz um trabalho fantástico no atendimento de crianças com câncer e, por isso, trabalhei para que esse serviço também fosse disponibilizado para as crianças de Lençóis Paulista. Claro que nosso hospital de referência para tratamento de câncer continua sendo o Hospital Amaral Carvalho, de Jau, mas hoje existe a possibilidade que crianças de Lençóis também sejam encaminhadas para Barretos. Inclusive uma criança já foi encaminha e tratada no Hospital de Amor de Barretos. Por isso, quero convidar todas as pessoas que se importam com essa causa a participarem conosco da caminhada no domingo”, declarou a vereadora professora Diusa Furlan.

A caminhada tem o objetivo de conscientizar e despertar a atenção de toda a população para os primeiros sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes, que são muito parecidos com outras doenças na infância. Em todo o Brasil, crianças e adolescentes com câncer chegam com a doença em estágio muito avançado por diversos fatores: desinformação dos pais, medo do diagnóstico e desinformação dos médicos. Os profissionais encontram dificuldade em fechar o diagnóstico, o que atrasa a busca por serviços médicos especializados.

O índice de cura do câncer infantojuvenil alcançado no Brasil é de 55%. A conscientização da população para os primeiros sinais e sintomas podem elevar os índices de cura a níveis semelhantes aos obtidos nos Estados Unidos, que é de 95%. Assim como em países desenvolvidos, no Brasil o câncer já representa a segunda causa de mortalidade, proporcional entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, para todas as regiões. Pode-se dizer que o câncer é a primeira causa de morte por doença, após 1 ano de idade, até o final da adolescência.

Além do envio das crianças mais cedo para o tratamento, dando oportunidade de vida aos pequeninos, a caminhada tem viabilizado com a captação de recursos através da venda dos kits, fortalecer a pesquisa clínica de tumores, oferecer uma segunda chance de tratamento com novas drogas para pacientes com recaída e progressão da doença, e também fortalecido a área de pesquisa de laboratório e genética baseadas no conceito de terapia-alvo, tratamento geneticamente personalizado para aumentar as taxas de cura. Neste ano, não haverá venda de kits porque eles foram adquiridos pela Bracell e serão entregues às primeiras pessoas que chegarem na frente do Teatro Municipal no domingo.

Para ajudar ainda mais no diagnóstico precoce das crianças, o Hospital de Amor Infantojuvenil de Barretos pede para todas as cidades que realizam a caminhada, que envie um profissional médico e um enfermeiro para serem capacitados em sinais e sintomas, para que eles sejam referência no município e, quando necessário, esses profissionais terão acesso direto a equipe médica para envio de exames e discussão dos casos para que haja agilidade no tratamento.

Informações

Os primeiros sintomas do câncer infantojuvenil

Existem diferentes sinais pelos quais podem supor que uma criança sofra de algum câncer, portanto fique atento se a criança apresentar:

– dores de cabeça pela manhã e vômito;

– caroços no pescoço, nas axilas e na virilha, ínguas que não resolvem;

– dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades das crianças;

– manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas;

– aumento de tamanho de barriga;

– brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografias com flash.

Leia mais

Criança de 3 anos morre afogada em piscina em Ibitinga
Jogar poker pode ser considerado um esporte?
FURNAS abre inscrições para projetos de atenção à Criança e Adolescente
Atletas Com Deficiência (ACD) conquistam 14 medalhas nos Jogos de Marília
Jovem é baleada por ex-namorado em São Manuel

Morre em São Manuel jovem baleada pelo ex-namorado
Jovem mata mulher a tiros e fere homem na frente do hospital
Maestro João Carlos Martins retorna a Lençóis
Sarampo: Segunda fase da vacinação começa hoje
Futebol: CAL e Júlio Ferrari vencem em rodada da Copa Regional
Lençóis Paulista recebe neste domingo pela primeira vez o Cãopanheiro

Caminhada Passos Que Salvam acontece no próximo domingo, 24

 

.... . .