Campanha da Copróleo é tema de ação ambiental

Foto: Os agentes recebem orientações específicas sobre descarte de óleo
de cozinha usado, que tem se tornado um problema ambiental

Durante visitas e ações na Estação Elevatória de Esgotos, onde se encontra o CEA – Centro de Educação Ambiental do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), os agentes comunitários de saúde de Lençóis Paulista promovem a participação em educação ambiental da diretiva esgoto tratado, do Programa Município Verde Azul, cujo foco é “Tornar pública a existência e funcionamento da ETE”.

Os agentes também recebem orientações específicas sobre descarte de óleo de cozinha usado, que tem se tornado um problema ambiental. A Copróleo, empresa são-manuelense, trabalha com a reciclagem do óleo de cozinha usado e desenvolve campanha junto as escolas lençoenses desde 2017 para o destino correto do óleo.

O óleo de cozinha usado deve ser acondicionado em garrafa pet, ou outro recipiente de forma segura, para que seja destinado à reciclagem, e desta maneira evitar a poluição do solo e principalmente da água, bem como danos à rede de esgoto do município com a obstrução por gorduras acumuladas na tubulação, caso este resíduo seja despejado irregularmente na rede de esgoto. Os potenciais geradores do óleo usado são restaurantes, lanchonetes e trailers, que devem dar o destino correto a ele.

No mês de julho, os agentes de saúde da região do Centro, Jardim Ubirama e Jardim Cruzeiro completam o ciclo de visitas na Estação de Tratamento de Esgotos de Lençóis Paulista. Já os dois agentes que atuam em Alfredo Guedes participarão da mesma ação na estação de tratamento do distrito, e também receberão orientações sobre o descarte correto de óleo de cozinha usado.

A campanha da Copróleo também tem sido trabalhada com a rede municipal de ensino e escolas particulares de Lençóis Paulista. A população pode destinar o óleo usado na coleta seletiva para ajudar a Cooprelp (Cooperativa de Reciclagem de Lençóis Paulista), ou reutilizá-lo na fabricação de sabão caseiro, uma alternativa ambientalmente correta e economicamente viável.

A ação para destinação correta de óleo de cozinha é apresentada como proatividade da diretiva esgoto tratado do Programa Município Verde Azul – ciclo 2018.

LEIA TAMBÉM…