Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa na segunda-feira

Reunião na Secretaria de Saúde de Lençóis Paulista tratou de protocolo de atendimento caso surjam casos suspeitos de coronavírus

Começa nesta segunda-feira, 10, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A campanha é dividida em etapas e para essa primeira etapa o público-alvo são crianças a partir de 5 anos até adolescentes com 19 anos. A vacina estará disponível em todas as unidades de saúde no horário normal de atendimento e é necessária a apresentação da carteirinha de vacinação para receber a dose. Esta etapa vai até o dia 13 de março.

“O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. Por isso, é importante que a população procure uma unidade de saúde para receber a vacina”, explicou o secretário de Saúde Ricardo Conti Barbeiro.

No sábado, dia 15 de fevereiro acontece o Dia “D” da Vacinação contra o Sarampo. Com o objetivo de facilitar o acesso da população à vacina, todas as unidades ficarão abertas neste dia, das 8h às 17h, exceto a ESF de Alfredo Guedes que vai atender das 8h às 12h, por conta da demanda ser menor.

A Secretaria de Saúde informa ainda que neste mesmo período será disponibilizada para a população a partir dos 9 meses de idade a vacina da febre amarela (atenuada). Crianças com 4, 5, 6 e 7 anos (nascidas a partir de 2013) que não receberam a dose de reforço contra febre amarela, precisam ser vacinadas.

Coronavirus

Nesta semana, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, se reuniu com representantes da Coordenadoria de Atenção Básica, Hospital Nossa Senhora da Piedade e Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para discussão sobre o contexto mundial da epidemia de coronavírus, elaboração do fluxo de atendimento caso surjam casos suspeitos do novo coronavírus.

Para elaboração deste fluxo, foram estudadas as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde Estadual de São Paulo, pontuando as condutas e materiais necessários para medidas de precaução nos locais em que serão atendidos os casos suspeitos.

Participaram da reunião, o Secretário de Saúde Ricardo Conti Barbeiro, a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Adriana Santana, a enfermeira da Coordenadoria de Atenção Básica, Sandra Ester Alves Corrêa, o administrador e o gestor técnico do Hospital Nossa Senhora Piedade, Luiz Otávio Viana e Carlos Eduardo Bueno do Amaral, a gerente-executiva e diretora técnica da UPA, Cleide Rafael e a médica Mariah Reinato Ferrão.