Carreta da Mamografia inicia atendimentos na terça-feira

  • Programa do Governo do Estado busca facilitar o acesso à mamografia para a prevenção do câncer de mama

Lençóis Paulista recebe na próxima terça-feira (10), a carreta do programa “Mulheres de Peito”. A Prefeitura de Lençóis Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, viabilizou o programa, que é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que visa facilitar o acesso da população ao exame da mamografia, com o objetivo de conscientizar mulheres sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. O pleito junto ao Governo do Estado para a disponibilização da carreta foi realizado pelo vereador Manoel dos Santos Silva, o Manezinho.
O serviço ficará disponível à população de 10 a 13 de março, das 8h às 18h, na praça “Comendador José Zillo”, Concha Acústica, onde serão distribuídos 50 senhas por dia, entregues por ordem de chegada. Para mulheres entre 35 a 49 anos é necessário estar portando o pedido médico, cartão do SUS e RG. Mulheres acima de 50 anos podem apresentar apenas o RG e o cartão do SUS.
“A carreta de mamografia é importante para incentivar as mulheres de 35 a 49 anos a realizarem a prevenção ao câncer de mama, que é uma das doenças que mais matam no Brasil. Estamos dando mais essa oportunidade para a realização do exame, mas é importante lembrar que os pedidos de mamografia também podem ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde. A cidade sai na frente mais uma vez e agradecemos ao vereador Manezinho por auxiliar o Executivo nesta importante medida de prevenção ao câncer”, explica o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.

Prevenção e detecção precoce

A prevenção e a detecção precoce são essenciais, pois reduzem as chances do câncer de mama de se manifestar. Em 2016 foram registrados, no Brasil, 16.069 óbitos por câncer de mama em mulheres. A taxa bruta de mortalidade por esse câncer foi de 15,4 óbitos por 100 mil mulheres no país, mas variou entre as Regiões geográficas. As maiores taxas foram observadas nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil. Quanto mais cedo o câncer for detectado, maior também é a chance de cura, mostram as pesquisas na área.
Por isso, o autoexame faz parte da prevenção e é muito importante para que as mulheres conheçam bem o seu corpo e identifiquem com facilidade qualquer alteração suspeita nas mamas, podendo assim procurar um médico para a realização de exames diagnósticos. A detecção precoce consiste na realização de exames que têm como objetivo garantir que o câncer de mama seja detectado o mais rápido possível.

Leia outras notícias