Censo Covid mostra situação estável em Lençóis; “Mas é necessário seguir com medidas de prevenção”, reforça secretário de saúde

De 1.000 testes aplicados, 88,6% deram resultado negativo

Em cinco pontos da cidade foram realizados testes para detecção da Covid-19 nesse domingo, 31 de janeiro, tendo como resultado números estáveis em relação ao Censo Covid anterior na cidade. Do total de 1.000 testes aplicados, 88,6% deram resultado negativo e 11,4% de testados positivos. “Os dados mostram certa estabilidade em relação ao censo anterior, mas é necessário seguir com as medidas de prevenção para reduzir ainda mais esses números”, declarou o Secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.

A distribuição dos testes resultou nos seguintes números: ESF Caju I e II, 200 testes realizados, com 36 casos positivos e 164 negativados; UBS Cecap, 200 testes, com 21 positivos e 179 negativos; ESF Monte Azul, 200 testes, com 34 positivos e 166 negativos; ESF Núcleo, 201 testes, sendo 9 positivos e 192 negativos; UBS Ubirama, 199 testes, com 14 positivos e 185 negativos.

“A testagem em massa serve para nós consigamos ter uma ideia da evolução da pandemia em nossa cidade, por isso, realizamos no domingo passado a sexta etapa. Lençóis tem combatido a pandemia em todos os seus aspectos no social, no econômico e, principalmente, no de saúde. A vacina começou a chegar, mas não devemos relaxar as medidas sanitárias nesse momento”, declarou o prefeito Anderson Prado.

O resultado final do Censo Covid, portanto, mostrou que dos mil testes realizados, 114 foram positivos, o que representa 11,4% do total. Também nos mesmos postos foram computados 59 atendimentos médicos.

Ao analisar o resultado do Censo Covid de domingo, 31 de janeiro, o secretário de Saúde Ricardo Conti Barbeiro comentou: “Esse índice vem mantendo o número do penúltimo Censo realizado na cidade. Eles representam uma certa estabilidade. Porém, ainda estamos no meio da pandemia, todo cuidado é pouco. Esses casos ativos podem ser de pessoas que ainda estão em transmissão e, por isso, estão sendo monitorados. A tendência agora é de uma estabilidade. A gente conta com a colaboração dessas pessoas que testaram positivo para que se mantenham em isolamento”.

 

PM Lençóis Paulista