Central de Testes contra Covid-19 começa a funcionar nesta terça-feira

Central de Testes funcionará na ESF do Jardim Nações

Entra em funcionamento hoje, 8 de junho, a Central de Testes contra a Covid-19. A unidade focará na avaliação de casos sintomáticos, e funcionará, inicialmente de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, na ESF do Jardim Nações. O anúncio da Central de Testes foi feito pelo prefeito Anderson Prado e pelo secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro, em pronunciamento feito na última sexta-feira, 4 de junho.

“Neste momento vamos priorizar a identificação de pessoas que estão com o vírus ativo para tentar frear a contaminação. A testagem vai ser realizada de forma segura, respeitando os protocolos de distanciamento. Basta se dirigir à unidade. Não é necessário agendamento. É muito importante que as pessoas que se enquadram no quadro de síndrome gripal façam o teste e se conscientizem sobre o risco de contaminar amigos e familiares”, alerta Conti.

Devem procurar a Central de Testagem pessoas que apresentem sintomas de gripe (febre, dor no corpo, tosse, dor de garganta, coriza) por três a sete dias. O atendimento será feito por meio de distribuição de senhas. Para evitar aglomeração e manter as regras de distanciamento, será montada uma estrutura com tenda do lado de fora da unidade. Inicialmente serão distribuídas 100 senhas por dia, podendo ser ampliado de acordo com a demanda.

De acordo com o secretário de saúde, o objetivo é identificar os casos sintomáticos para frear a propagação da Covid-19. O teste disponibilizado é o Swab Antígeno, que identifica o vírus presente e ativo. Por isso é importante que os sintomas estejam presentes há pelo menos três dias. O resultado demora de 10 a 20 minutos. Em caso de resultado positivo, o paciente será encaminhado para atendimento médico. Além disso receberá atestado para cumprir o isolamento social de 10 dias a partir do início dos sintomas. Familiares que tiveram contato direto com um paciente positivado também devem cumprir afastamento e isolamento. Desrespeitar o isolamento é crime contra a saúde pública e quem descumprir pode responder judicialmente.

Lençóis é a cidade que mais testa na região

Lençóis é a cidade da região que mais realizou testes de Covid-19, com 43.790 testes realizados até o início de junho, o equivalente a 634 exames para cada 1.000 habitantes. Nos cinco primeiros meses de 2021 foram colhidos 20.974 testes.

“Desde o início da pandemia não tivemos medo e fizemos testagem em massa da população. Isso elevou o número de casos positivos, mas possibilitou que tivéssemos um enfrentamento sério e eficaz da pandemia. Agora estamos focando nos casos sintomáticos. Reforço o apelo que fiz na sexta-feira, um apelo às mulheres, às mães, às tias, para que façam os maridos, filhos e sobrinhos procurarem atendimento. Fiquem alerta para qualquer sintoma de gripe. Sem o teste você pode passar Covid-19 para alguém que você ama”, pediu o prefeito Prado.

A Central de testes é resposta para um índice preocupante, que é a alta da positividade de casos. Nos primeiros dias de junho de 2021, esse índice chegou a 43%. Isso quer dizer que de cada 100 pessoas que procuraram os serviços de saúde com sintomas de gripe, 43 testaram positivo para a Covid-19.

Prado lembra que se os índices continuarem em alta, podem obrigar a volta das medidas restritivas. No boletim divulgado no último domingo, 6 de junho, o índice de ocupação da enfermaria estava em 58% e da UTI em 120%.

CENTRAL DE TESTES CONTRA A COVID 19

ESF Nações – Avenida das Araras, 560, Jardim das Nações

Horário de atendimento: Segunda a sexta, das 13h às 18h, com distribuição de senhas

Quem deve procurar? Qualquer pessoa que apresentar sintomas de gripe (coriza, febre, mal estar, tosse, dor de garganta), entre o terceiro a sétimo dia dos sintomas

Pref. Municipal de Lençóis Paulista