Cia. Repentistas do Corpo realiza circulação on-line do espetáculo “Corpos Brasileiros”

Cia. Repentistas do Corpo realiza circulação on-line do espetáculo “Corpos Brasileiros” e ministra Workshop de Dança Contemporânea e Percussão Corporal em Movimento, em maio

 

Crédito: Gil Grossi

A Cia. Repentistas do Corpo completa vinte anos de existência em 2021 e realiza a circulação do espetáculo “Corpos Brasileiros”. A temporada on-line segue até 30 de maio, promovendo as apresentações para as cidades de Garça, Botucatu, Caraguatatuba, Catanduva, Atibaia, Lençóis Paulista, Ilhabela e São José dos Campos. As sessões serão transmitidas através do Canal do YouTube da Cia. Repentistas do Corpo. A programação inclui Workshop de Dança Contemporânea e Percussão Corporal em Movimento on-line. O projeto foi contemplado no edital n° 04/2019 do Programa de Ação Cultural – ProAC.

Além disso, mais duas sessões especiais e gratuitas, no dia 19 de maio, às 16h e às 20h, serão promovidas para celebrar os vinte anos de trajetória da Cia. Repentistas do Corpo.

O espetáculo “Corpos Brasileiros” é inspirado nas influências e confluências entre as culturas indígena, portuguesa e africana que tomaram lugar no Brasil e moldaram nossa força motriz. O recorte principal desta obra está na ginga, na quebra e no contratempo presentes na nossa música e, consequentemente, na maneira de dançar do brasileiro. Estas características são fruto da sonoridade sincopada dos ritmos brasileiros; onde o Baião, o Samba, o Côco, o Ijexá e o Maracatu expõem as batidas e as marcas deste choque cultural.

Os criadores e intérpretes Cláudia Christ, Marcela Miyashita e Sérgio Rocha, acrescentam a este contexto, as memórias afetivas de suas famílias e as misturas de raças que ocorreram em seus microuniversos para transformá-las em texto poético e dançante que dialoga imediatamente com o imaginário e as realidades do público.

A trilha sonora original, composta por Edson X, serve como barro do chão para revelar a sofisticação e a exuberância das matrizes culturais de que somos fruto. Química humana, carregada de memória, usando o corpo como instrumento para refazer esta energia ancestral que se traduz em movimentos, sensações, gestos, palavras, músicas e brincadeiras nos corpos brasileiros.

Workshop

Além das apresentações, a programação inclui três módulos do “Workshop de Dança Contemporânea e Percussão Corporal em Movimento” que serão oferecidos aos públicos das cidades da circulação e transmitidos ao vivo pela internet. Os cursos serão divididos nos módulos básico, intermediário e avançado.

 Módulo Básico: 10, 11, 13 e 14/5. Segunda, terça, quinta e sexta, às 19h.

Módulo Intermediário: 17, 18, 20 e 21/5. Segunda, terça, quinta e sexta, às 19h.

Módulo Avançado: 24, 25, 27 e 28/5. Segunda, terça, quinta e sexta, às 19h.

O processo de seleção acontecerá através do envio de carta de interesse e breve currículo para o e-mail ([email protected]), até um dia antes do início do módulo.

Sobre Repentistas do Corpo

A Cia. Repentistas do Corpo, fundada em 2001, é formada por artistas do cenário da dança contemporânea brasileira que trazem significativa bagagem artística e cultural associada à proposta de pesquisa consistente e inovadora. A linha de investigação prática é a interdisciplinaridade entre a dança contemporânea, o teatro, a música e a percussão corporal em movimento buscando os possíveis pontos de convergência entre estas áreas e a sua abordagem conjunta. A inspiração vem de diferentes manifestações da cultura brasileira e suas identidades; especialmente a literatura, a música e as festas, além do contexto histórico onde estão inseridas. Desta forma, a Cia. busca novos significados para sua dança e afirma sua maneira de estar no mundo: sempre em movimento, com um corpo brasileiro.

Entre os trabalhos realizados ao longo desses vinte anos de existência, estão: “Cordel Encorpado” (2001), “Nessa Onda Que Eu Vou” (2002), “Corpoemas (2004)”, “Lado B” (2007), “Carnaval em Sampa” (2008), “WC Feminino” (2010), “Cordel Encorpado e Revisado” (2012), “Sambabembom” (2012), “Tupiliques – O Espetáculo” (2014), “Corpos Brasileiros” (2017), “Olhares Alheios” (2019), “Um Olhar Muda Tudo” (2019) e “ReverberÁfrica” (2021).

Link com imagens: https://drive.google.com/drive/folders/1a9Z2ngjOnJ7IJmSGtNbJ7qfoaAzXDYGI?usp=sharing

Fotos: Gil Grossi.

Confira a Programação

Apresentações abertas para todo o mundo. 19 de maio. Quarta-feira, às 16h e às 20h.

Lençóis Paulista. 22 de maio. Sábado, às 20h.

Ilhabela. 23 de maio. Domingo, 19h.

Atibaia. 29 de maio. Sábado, às 20h.

São José dos Campos. 30 de maio. Domingo, às 20h.

Ficha Técnica

Concepção e direção geral: Sérgio Rocha. Assistente de direção: Cláudia Christ. Criadores intérpretes: Cláudia Christ, Marcela Miyashita e Sérgio Rocha. Desenho de luz: Ari Buccioni (in memoriam). Operação de luz: Mario Spatizziani. Trilha sonora original: Edson X. Operação de som: Alex Olobardi. Figurinos: Paolo Mandatti. Fotos: Gil Grossi. Assessoria de imprensa: Alex Olobardi. Produção executiva: Rocha Christ Produções Artísticas

Serviço

Transmissão On-line.

Data: 22 de maio. Sábado, às 20h.

Ingressos: Grátis.

Duração: 45 minutos.

Classificação indicativa: Livre.

Transmissão: Canal YouTube da Cia. Repentistas do Corpo.

Link para o Canal: https://www.youtube.com/repentistasdocorpo

.... . .