CMDCA promove Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

  • O tema “Proteção Integral, Diversidade e  Enfrentamento
    das Violências” foi abordado na conferência

O Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Lençóis Paulista promoveu a XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no Espaço Cultural “Cidade do Livro”, abordando o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”.

O evento teve como objetivo promover ações visando contribuir para a garantia dos direitos dos públicos em questão na esfera municipal e cumprir com determinação do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA e contou com a presença de Gabriela Russo Serrano, presidente do CMDCA, Débora Orsi Dutra, promotora de justiça, vereador Leonardo Henrique de Oliveira (Dudu do Basquete), Claudinei Aparecido de Goes, Secretário de Assistência Social, Marcelo Maganha, Secretário de Cultura, Priscila Orsi Moretto Boarato, diretora do CMFP e Rosalina Souza Ferreira, assistente técnica pedagógica, que representou o Secretário de Educação, Raílson Rodrigues.

Representantes de diversos órgãos que integram a rede de garantia das crianças e adolescentes como CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Secretarias de Educação e Saúde Municipal, Conselho Tutelar e representantes de escolas estaduais também participaram da conferência. Por se tratar de um encontro com foco na infância e adolescência, jovens integrantes das Legiões Mirim e Feminina, Projeto Líderes e Projeto Guri também foram convidados a participar das discussões. A realização do evento contou com o apoio de servidores da Prefeitura Municipal e funcionárias da Casa Abrigo Amorada. O evento contou com mais de 130 participantes.

Abrindo o evento, os alunos da EMEF Esperança de Oliveira subiram ao palco do Espaço Cultural para recitar uma série de poesias, levando quem estava presente a rir e a se emocionar. Também realizaram uma graciosa apresentação de dança espanhola. Logo após, foi formada a frente de honra, da qual discursaram a presidente do CMDCA, Gabriela Russo Serrano e o Vereador Leonardo Henrique de Oliveira, o Dudu do basquete. Desfeita a mesa foi lido e aprovado o regimento da conferência.

A condução dos trabalhos ficou a cargo do gerente em Serviço de Atendimento a Adolescentes que cumprem Medida Socioeducativa em Meio Aberto, o facilitador da SOS Sistemas de Garantias, Fábio Alves Meirelles, que explicou como funcionaria os debates através da formação e divisão dos participantes em cinco eixos, que abordaram temas como garantia dos direitos, políticas públicas e inclusão social; prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes; orçamento e financiamento das políticas para crianças e adolescentes; participação, comunicação social e protagonismo das crianças e adolescentes; espaço de gestão e controles sociais das políticas públicas de promoção e defesa das crianças e adolescentes. Após os debates os membros de cada eixo apresentaram suas deliberações para apreciação dos demais participantes.

Ao final do evento ocorreu uma votação na qual os participantes votaram para escolher os representantes para a Conferência na esfera regional. A votação ficou assim:

Representantes do CMDCA, Poder Público e movimentos sociais:

Titulares: Gabriela Russo Serrano Saluceste, Danieli Cristina da Roza Paccola, Valdenor Roberto Cordeiro, Aline Prado Consalter.

Suplentes: Rodrigo Caetano, Joezer da Silva, Cristiane Guimarães Ferreira Nogueira, Mariovaldo Batista Leite.

Representantes Adolescentes:

Titutlares: Breno Gabriel Fernandes Leite, Isadora Rodrigues Faria, Ana Julia Picali, Charles Daniel dos Santos Blanco

Suplentes: Milton Alves Faria Neto, Welington Lopes Vieira, Ana Carolina de Souza Rodrigues, Caio Leite de Souza

Além dos nomes acima, duas crianças foram eleitas para representar o município na etapa regional.

Leia Mais

Leia outras notícias

ESPORTES POLÍCIA CULTURA
POLÍTICA NACIONAL INTERNACIONAL