Como escolher o chá perfeito para você?

Os benefícios do consumo diário de chá já são conhecidos: eles auxiliam no emagrecimento, ajudam a cuidar do sistema imunológico, atuam como calmantes naturais e como energizantes, entre tantos outros efeitos positivos.

Para aproveitar o melhor que os chás têm a oferecer, é importante saber escolher quais ervas ou combinações de ervas são as mais adequadas para os efeitos que você procura.

Pensando nisso, você poderá conferir, aqui, como escolher o chá perfeito para você, segundo suas expectativas e necessidades.

Também verá a maneira mais adequada de tomar chá e as razões pelas quais você deve preferir chás naturais àqueles produzidos industrialmente.

Boa leitura!

Como escolher o chá perfeito para você?

Se você chegou até aqui, é porque provavelmente está em dúvidas de qual é o melhor chá para inserir na sua dieta, não é verdade? Para encontrar o melhor chá e a melhor combinação, é importante considerar alguns fatores. Veja:

– A sua intenção ao tomar o chá

Relaxar. Substituir o cafezinho preto matinal. Emagrecer. Dormir melhor. Fortalecer o sistema imunológico. Tratar doenças digestivas. Acompanhar refeições. São MUITAS as possibilidades para pessoas que tomam chás.

Então, em primeiro lugar, pense em qual é o seu objetivo principal para, assim, escolher qual a melhor opção.

– O horário em que você costuma tomar chá

Muitas pessoas tomam chá pela manhã, no café da manhã. Outras, no tradicional “café das cinco”, isto é, no lanche da tarde. Há, ainda, quem prefira um bom chazinho antes de dormir e aqueles que tomam o chá depois das refeições.

Se você tem o hábito de tomar chá sempre no mesmo horário, também é importante considerar esse hábito para não se equivocar na escolha das ervas e misturas.

Por exemplo: se você toma chá no café da manhã, ervas sedantes ou calmantes podem não ser a melhor opção. Caso seja o contrário e você prefira chás à noite, ervas energizantes não serão a escolha mais indicada para você.

– O sabor

Sim, o sabor importa! Não adianta se forçar a tomar um chá que você não gosta para conseguir algum efeito específico. O chá de hibisco, por exemplo, que é

recorrentemente usado por quem quer emagrecer, pode ter um gosto amargo, especialmente se mal preparado.

A solução está em escolher outro chá ou em apostar nas combinações: hibisco com alguma outra erva que suavize o amargor é uma boa escolha para quem quer consumir esse chá na dieta, por exemplo.

Chás e seus efeitos: qual combinação é a melhor para seu dia a dia?

Você já sabe qual efeito procura no seu chá, quais sabores são seus preferidos e em qual horário costuma tomar essa bebida. Agora, é importante conhecer algumas ervas e combinações e saber quais se adequam a essas preferências. Vejamos algumas:

Ervas para acalmar, relaxar:

Se você quer um chá que seja um aliado no seu fim do dia, para combater todo o estresse, uma boa escolha é a combinação entre roiboos, menta, camomila, maçã e gengibre.

Ervas para melhorar a qualidade do sono

O chá de capim limão, erva-doce, laranja, melissa, hortelã e jasmim é uma alternativa excelente, caso você esteja procurando uma mistura que te ajude a dormir melhor. As propriedades dessas ervas conseguem auxiliar a mente a descansar.

Ervas para ter mais energia e concentração

Muitas pessoas têm optado por deixar de lado o café preto matinal, já que essa bebida pode trazer alguns malefícios, como o aumento da ansiedade ou problemas gástricos.

Se esse é o seu caso, a combinação de erva mate, jasmim, cardamomo, capim limão e laranja terá um resultado incrível. Essas ervas, juntas, atuam para aumentar a concentração e a vitalidade no seu dia.

Ervas para fortalecer o sistema imunológico

Este ano, as pessoas passaram a se preocupar ainda mais com a própria saúde e buscam alternativas que auxiliem no fortalecimento do sistema imunológico.

Se você está à procura de um chá que ajude nisso, a combinação de hibisco, canela, cravo da índia e anis estrelado é uma excelente escolha. Essas são ervas conhecidas pela capacidade de cura e de fortalecimento das defesas naturais.

Como preparar um bom chá? Dicas e Cuidados

Para ter todos os efeitos que você procura no seu chá, o preparo tem um papel importante. Esse preparo vai desde o tempo de infusão até a escolha do chá. Alguns cuidados e dicas são:

– Opte por chás naturais

A melhor opção para os chás é sempre a mais natural. Opte por ervas livres de substâncias químicas, como conservantes, saborizantes, colorantes e aromatizantes artificiais.

– Evite ervas muito trituradas

Quando se trata de chá, optar por folhas inteiras é o mais indicado, assim como ervas naturais e pedaços de frutas orgânicas. Isso não só evita que haja substâncias tóxicas, como o plástico, como preserva o aroma, sabor e propriedades naturais.

– Evite chás de saquinhos de papel

Os chás que vêm em saquinhos de papel são os que mais vemos nas prateleiras dos supermercados, mas eles estão longe de ser a opção mais adequada para um bom chá. Nesses saquinhos, são inseridas ervas super trituradas e misturadas a produtos químicos, como os conservantes.

A melhor alternativa é optar por chás que vêm em saquinhos piramidais. Eles são transparentes (o que possibilita que você veja seu interior) e preservam as folhas inteiras. O resultado é uma infusão 100% natural e com todos os benefícios.

Onde encontrar chás naturais e em saquinhos piramidais?

Como vimos até aqui, os chás naturais são a melhor alternativa, seja qual for a sua intenção ao ingerir essa bebida: emagrecer, acompanhar refeições, relaxar, dormir melhor, curar, entre tantas outras.

Os chás naturais podem ser comprados a granel. Outra opção prática é optar por chás que vêm em saquinhos piramidais, que não têm os malefícios do saquinho de papel e preservam as propriedades naturais.

Nos saquinhos piramidais, não há o uso de plástico ou de outras substâncias químicas – como corantes, conservantes e outras similares –, também não há trituração das ervas, frutas e folhas. Na Evah, você encontra diversos kits de chás que vêm nesses saquinhos piramidais. Todos são 100% naturais e possuem até 5 vezes mais oxidantes do que aqueles vendidos em saquinhos de papel.

As compras são feitas online, no site da Evah, e os chás e kits são entregues pelo correio em todo o país.