Como surgiu a Mandala?

mandalaA Mandala é um objeto de decoração muito utilizado nos dias de hoje. Essa forma surgiu em tempos antigos da humanidade. O círculo da mandala significa eternidade e equilíbrio.
A palavra “mandala” vem do sânscrito e significa “círculo”. As primeiras mandalas da história surgiram no Tibete, no século VIII, e eram usadas como instrumentos de meditação.
As Mandalas foram encontradas na cultura do Extremo Oriente, como uma representação do sagrado. Esses círculos são repletos de simbolismo e estão presentes em várias culturas, como a cultura dos budistas, dos hindus e dos tibetanos.
Essa representação é bastante usada em rituais de orações, meditação e cura. A mandala também é considerada um círculo mágico ou um objeto de concentração de energia.
Universalmente, a mandala representa a totalidade, a integração e a harmonia. As mandalas estão presentes no símbolo chinês do Yin e Yang, nos yantras indianos, nos thankas tibetanos, nos vitrais das catedrais católicas, e em várias outras representações.
A forma também esteve presente nos escritos herméticos e na arte sacra dos séculos XVI, XVII e XVIII. Hoje, a representação é usada para terapias de equilíbrio interior e para a decoração de ambientes.