Consultas ao acervo da Biblioteca Digital crescem 62%

Servidora da Secretaria de Cultura em um dos espaços do Centro de Documentação Histórica; acervo do centro está disponível para consultas por meio da Biblioteca Digital

O número de acessos e consultas ao acervo da Biblioteca Digital da BMOL cresceram 62% considerando os anos de 2019 e 2020. Segundo dados da coordenação da Biblioteca Municipal Orígenes Lessa em 2019, o acervo recebeu 1.216 acessos. Já em 2020, o sistema recebeu 1.944 acessos.

A edição digital da Biblioteca Municipal Orígenes Lessa completa em 2021, cinco anos de implantação, buscando o crescimento e a ampliação de seu acervo. A Biblioteca Digital foi implantada por meio do projeto de Modernização de Bibliotecas Municipais do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo (SISEB) e apoio dos servidores do Espaço Cultural “Cidade do Livro” e da Secretaria de Tecnologia da Informação.

O acervo digital é composto pela coleção de obras raras da Biblioteca Municipal desde o século XVI até o século XX e que estão em domínio público; documentos históricos entre eles as primeiras atas da Câmara Municipal de Lençóis Paulista e coleções de jornais e revistas.

Entre os documentos mais acessados estão livros raros, coleções de jornais do município e documentos históricos. A equipe responsável pelo trabalho e digitalização dos documentos também concluiu as edições do Jornal O Eco do ano de 2020. O acervo do jornal está disponível desde 1938, ano de sua criação, para consultas.

“O acervo do Centro de Documentação Histórico disponibilizado por meio da Biblioteca Digital é riquíssimo. Pesquisadores entraram em contato com o Espaço Cultural destacando a qualidade e o número de documentos do acervo. Mesmo assim, vamos continuar trabalhando para ampliar o acervo e realizar novos investimentos”, explica o secretário de Cultura, maestro Marcelo Maganha.

Serviço: O acervo da biblioteca pode ser consultada por meio do site http://www2.lencoispaulista.sp.gov.br/v2/, clique em seguida no ícone Biblioteca Digital. Para mais informações sobre a Biblioteca Digital entre em contato com a equipe do Espaço Cultural pelo telefone 14 3263 3123 ou e-mail [email protected].

Pref. Mun. de Lençóis Paulista