Coronavírus: Prefeitura flexibiliza Varejão, Supermercados e Padarias

O prefeito Anderson Prado anunciou nesta segunda-feira, 27, em coletiva de imprensa realizada na Câmara Municipal, a liberação de supermercados, padarias e conveniências de abrirem aos domingos, de acordo com o horário de funcionamento do alvará de cada estabelecimento. Além disso, o prefeito também informou que o Varejão do Núcleo Luiz Zillo poderá voltar a funcionar. Participaram da coletiva de hoje o presidente da Câmara, vereador Nardeli da Silva, o secretário municipal de saúde, Ricardo Conti Barbeiro, a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Adriana Santana e o provedor do Hospital Nossa Senhora da Piedade, Dr. João Dutra.

Covid-19

O chefe do executivo esclareceu dúvidas sobre os atendimentos e pacientes com resultado positivo no sistema de saúde do município. Um dos casos é o óbito suspeito de uma criança de 2 anos. Segundo ele, a criança tinha outras comorbidades, mas como ele foi internada com síndrome respiratória aguda grave durante a pandemia, o Ministério da Saúde determina que o caso seja considerado suspeito e que seja colhido exame para confirmar ou não essa hipótese. Sendo Covid-19, ou não, o prefeito lamentou a morte da criança.

Prado também comentou sobre os dois pacientes de Areiópolis que estavam internados no Hospital Nossa Senhora da Piedade. Segundo o prefeito, o município está acionando a Central de Vagas do Estado para que estas pessoas sejam encaminhadas para os hospitais de referência responsáveis por aquela cidade, já que o município está se preparando para lidar com a própria demanda. “É claro que a vida é o mais importante e Lençóis Paulista jamais vai negar atendimento, como não fez com os pacientes de Areiópolis que aqui chegaram e foram adequadamente tratados”, declarou.

Além disso, também foi esclarecido o caso de um técnico de enfermagem que trabalha no Hospital Nossa Senhora da Piedade, que teve diagnóstico positivo para a Covid-19 e já foi afastado. Os demais profissionais que tiveram contato com ele já foram testados e os resultados foram negativos.

Varejão

A pedido do prefeito, o Comitê de Combate à Covid-19 liberou o funcionamento do varejão realizado no Núcleo Habitacional Luiz Zillo, que vai funcionar quarta-feira e sexta-feira, a partir das 14h e aos domingos, a partir das 7h. A feira também vai contar com agricultores que participavam do varejão realizado no centro, que continua impedido de funcionar por ser em um espaço fechado. A abertura da Feira do Rolo não foi autorizada pelo Comitê.

Máscaras

A prefeitura também anunciou a transformação do Centro Municipal de Formação Profissional em uma “fábrica de máscaras”, atendendo as demandas dos profissionais de saúde da cidade, do Hospital Nossa Senhora da Piedade e os demais servidores. O CMFP está se preparando para confeccionar 150 mil máscaras.

Lençóis in Live

Por fim, o prefeito também anunciou o lançamento do Lençóis In Live. A Secretaria de Cultura vai proporcionar espaço para artistas locais se apresentarem ao vivo por meio das redes sociais da pasta, diariamente às 20h, com as apresentações sendo realizadas nas estruturas da Secretaria, seguindo as recomendações de segurança e higiene. Artistas interessados em participar podem entrar em contato no email [email protected].gov.br ou pelo facebook. O prefeito agradeceu aos artistas locais pelas lives realizadas à noite, que têm trazido momentos de descontração ao povo de Lençóis Paulista.

Onde assistir o Lençóis In Live:

Secretaria de Cultura de Lençóis Paulista
Instagram.com/culturalencois