Covid-19: Já são 224 pacientes recuperados

O prefeito Anderson Prado apresentou os números da Covid-19 em Lençóis Paulista, e um deles, pouco comentado entre os lençoenses, foi o de pacientes recuperados, que chega a 224 dentre os 328 casos positivos registrados. Os outros dados apresentados mostram que na cidade já foram realizados 1.254 testes, com 825 negativados, 101 suspeitos e oito óbitos. “Nossos sentimentos, e de todas comunidade lençoense, à família da oitava vítima local da Covid-19, falecida em nossa cidade”, comentou Prado.

Também foram colocados os números de mortos no estado e no país, assim como os leitos ocupados por lençoenses nos hospitais locais e da região. No Brasil são 32.548 mortes, e em São Paulo 8.276. O prefeito confirmou que dos 20 leitos de enfermaria disponíveis para o tratamento da Covid-19 no Hospital Nossa Senhora da Piedade, oito estão ocupados, e os 12 leitos de UTI para Covid-19 estão livres. No CMU (Unimed) encontra-se internado um paciente se tratando da Covid. No Hospital Estadual de Bauru são 11 lençoenses, no hospital Unimed (Bauru) 1 paciente, assim como nos hospitais São Francisco (Bauru) e São José (Barra Bonita) com um paciente lençoense cada.

Prado informou também durante a coletiva que na próxima semana será retomado o trabalho de desinfecção nas principais vias da cidade e, entre os dias 15 e 19 de junho, será reiniciada a distribuição de hipoclorito nos bairros.

Sobre a aplicação dos testes rápidos, o prefeito reforçou que a primeira fase, que terminaria amanhã, sexta-feira, precisará ser prorrogada até domingo para que todos os 998 testes sejam aplicados. “Testar pessoas assintomáticas vai permitir que criemos políticas públicas e saber os próximos passos que devemos dar em relação à Covid-19”, disse.

Quanto ao Pacto Regional de Combate à Covid, o prefeito disse que haverá uma mudança no número de municípios, e que isso alterará os casos da doença, já que dos 39 municípios atuais, serão 68 municípios da Diretoria Regional de Saúde. E enfatizou que em tempos de flexibilização do comércio, todos devem estar atentos às ocorrências: “Todos nós estamos aprendendo um pouquinho por dia”. Isso depois de afirmar que “se não fizermos a nossa parte, muitas pessoas serão penalizadas”.

O presidente da Câmara, Nardeli da Silva, comentou que esteve no centro comercial da cidade onde pode constatar que nos pequenos comércios a disciplina parece maior por parte dos consumidores, que observam todas as normas de proteção, mas nas lojas de maior porte observou uma aglomeração muito grande, sobretudo em direção aos caixas, onde realizam os pagamentos de carnês, boletos etc. “Precisamos cobrar estudos para solucionar isso”, disse Nardeli.

O vereador é presidente da Comissão Parlamentar de Combate à Covid, André Paccola Sasso, também presente na coletiva, comentou sobre a nova redação do projeto do Executivo, que ficou mais fácil para ser entendido e, consequentemente, que tirará muitas dúvidas dos lençoenses, inclusive com alguns exemplos para facilitar a compreensão. O projeto está disponível em todas as plataformas digitais da Prefeitura Municipal (segue link abaixo).

E o médico Dr. Norberto Pompermayer, presidente do Comitê de Combate à Covid-19 em Lençóis Paulista, destacou que desde a primeira coletiva que participou segue com a mesma apreensão quanto ao desenvolvimento da pandemia, pedindo que todos obedeçam as barreiras sanitárias “para que não morra quem não precisa morrer”. O médico demonstrou uma preocupação ainda maior com pessoas que compõem grupos de risco: “quem é grupo de risco tem que continuar se cuidando em qualquer situação”, completou, para em seguida, com os demais participantes, ficar à disposição da imprensa.

Decreto Executivo 288/2020 sobre as regras de flexibilização. Confira:

https://lencois.mentor.metaway.com.br/acessos/decreto/QouWmVJfaY1HVXH.html