Covid: reunião discute ações em Jaú

Diante do colapso na Santa Casa, prefeito conversou com sindicalistas sobre medidas adotadas para conter avanço da pandemia

Prefeito Ivan Cassaro conversou com sindicalistas na sede do sindicato dos sapateiros de Jaú

Nesta terça-feira (26), um dia após a Santa Casa de Jaú (47 quilômetros de Bauru) informar ao estado que não tem mais condições de atender pacientes com Covid (leia mais abaixo), sindicalistas e membros do Conselho das Entidades Sindicais de Jaú (Conesjau) se reuniram com o prefeito Ivan Cassaro com o objetivo de discutir alternativas que ampliem a capacidade de atendimento aos pacientes na cidade.

O encontro, realizado na sede do sindicato dos sapateiros, foi articulado pela presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Jaú e Região (Sindsaúde), Edna Alves. Segundo o Sindicato, o prefeito elencou ações já feitas, como tratativas com outros hospitais de Jaú para que disponibilizem leitos adicionais para pacientes com Covid.

Ele também citou a edição de decreto com restrições e reforço na fiscalização para coibir festas clandestinas e aglomerações. “Já fechamos duas festas no fim de semana”, contou, citando até um motel como local de festas irregulares. Cassaro revelou, ainda, que até mesmo a construção de hospital de campanha na cidade está sendo estudada.

Anteontem, a Santa Casa de Jaú enviou ofício ao DRS-6 e Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross) admitindo o colapso no atendimento, informando sobre sobrecarga da estrutura para receber casos suspeitos e positivos de Covid e pedindo apoio para que os pacientes sejam encaminhados para outras unidades de referência.

No documento, o hospital disse que não tem mais leitos com saídas de oxigênio disponíveis e que até salas de sutura, emergência, observação geral e consultórios abrigam pacientes com a doença. Nesta terça, dos 43 leitos de enfermaria Covid, todos estavam ocupados, e outros 31, não Covid, eram usados. Em relação às UTIs, as 35 disponíveis também estavam ocupadas, além de outras 14 liberadas pela Santa Casa.

 

Fonte: jcnet.com
por Lilian Grasiela