Cuidados essenciais para proteger a pele no verão

Entenda a importância de proteger a pele no verão, conferindo algumas dicas e tirando suas principais dúvidas sobre o assunto.

Ah… quem é que não gosta do verão?

Considerada a estação mais deliciosa do ano (para a maioria da população), o verão aumenta as atividades realizadas ao ar livre e faz com que o contato com a luz solar se torne mais intenso.

O grande problema é que as queimaduras e danos celulares também aumentam, trazendo uma contribuição para doenças importantes, como o câncer de pele. Por esse motivo, proteção é essencial, e a estação requer alguns cuidados básicos com a pele.

Pronta para saber mais sobre o assunto? Confira a leitura do artigo na íntegra!

Por que a proteção é importante?

O câncer de pele é uma das principais preocupações da exposição solar indevida. A maioria dos casos da doença ocorrem por danos celulares causados pelos raios UVA e UVB, provenientes do sol.

Além disso, a luz solar é capaz de promover o envelhecimento, gerando sinais como rugas e linhas de expressão – que não são nada bem-vindos!

Por esse motivo, proteger a pele do sol é um fator importante não só para a estética, mas também para a saúde e deve ser considerado um cuidado primordial – principalmente no verão, em que a incidência solar só aumenta.

Todo cuidado é crucial!

Caso você observe qualquer sinal diferente em sua pele, como pintas e manchas, o melhor caminho é buscar orientação médica.

Como proteger sua pele no verão? Dicas de cuidados essenciais

  1. Filtro solar

Dentre todas as dicas para proteger sua pele no verão, o filtro solar, sem dúvidas, é uma das principais.

Proteger a pele dos raios ultravioletas é uma conduta que deve ser adotada diariamente – inclusive em dias nublados ou em outras estações.

Para uso diário ou atividades que demandam maior exposição solar, os fatores de alta proteção (com FPS acima de 30) são os mais indicados.

Além disso, você deve buscar produtos que ofereçam proteção aos dois tipos de raios prejudiciais: tanto o UVA quando o UVB.

E é muito importante tomar alguns cuidados para aplicar seu protetor solar:

  • Aplique o produto pelo menos meia hora antes de sua exposição, garantindo que a textura penetre na pele e promova sua efetiva proteção;
  • Durante o dia, o ideal é retocar sua aplicação – devido ao suor e perda de produto (principalmente quando vamos à piscina ou entramos em contato com a água);
  • Passe o protetor em todas as partes do corpo, incluindo: mãos, orelhas, nuca, braços e pescoço – que também são áreas bem expostas ao sol;
  • Proteja bem suas cicatrizes ou tatuagens, evitando exposição solar sem altos fatores de proteção.
  • Barreiras físicas

Além do uso de protetor solar, optar por barreiras físicas é uma ótima opção para se manter protegido.

Nesse caso, chapéus ou bonés com abas mais largas são muito bem-vindos.

Você também pode optar por uma sombrinha ou procurar ficar em meio à sombra, evitando a exposição solar direta.

As roupas de algodão também são uma boa pedida, pois costumam diminuir a absorção de raios UV.

Além disso, evitar a exposição entre o período das 10h às 16h ajuda muito e os óculos de sol também são importantes (principalmente aqueles com lentes funcionais que impedem a absorção de raios UV).

  • Hábitos saudáveis

Para manter a pele bem cuidada durante o verão, a hidratação (tanto externa quanto interna) será essencial.

Tomar muita água, sucos naturais, água de coco e chás são uma excelente maneira de manter o corpo bem hidratado internamente. Com isso, as células do organismo ficam mais saudáveis e os danos solares são minimizados – diminuindo as temidas rugas e linhas de expressão (sinais do envelhecimento).

A hidratação externa permitirá notar resultados mais visíveis em pouco tempo, com uma pele mais bem cuidada e com menos ressecamentos e enrugamentos.

Alimentos naturais de cor laranja ou vermelha são muito bem-vindos para proteger a pele dos danos solares, tendo como principais: cenoura, mamão, beterraba, maçã e abóbora.

Além disso, sempre opte por cosméticos (hidratantes ou sabonetes) que sejam de acordo com seu tipo de pele, respeitando suas particularidades e promovendo ainda mais saúde para esse órgão tão importante.

Além de poder aumentar as chances de desenvolver câncer de pele, a exposição solar sem proteção e a combinação entre praia, piscina, sol e areia acabam potencializando os riscos para doenças como:

  • Micoses

Seja em unhas, pés ou cabelos, a infecção por fungos se torna bastante comum no verão: em que as temperaturas estão mais quentes e úmidas.

  • Acne solar

Como a sudorese e a oleosidade da pele aumentam, isso pode gerar ainda mais acne – piorando a condição com a exposição solar.

  • Manchas e sardas brancas

Comuns em áreas mais expostas ao sol, as manchas e sardas surgem de maneira gradual conforme nos aventuramos sem proteção.

As manchas mais amarronzadas são conhecidas como manchas senis (ou melanoses solares). É comum encontrá-las no rosto, braço, mãos, colo e ombros – regiões mais expostas ao sol.

Já as sardas brancas surgem com a exposição prolongada e repetida ao sol (sempre sobre as mesmas áreas) ao longo de toda a vida.

  • Brotoejas

Os bebês são os que mais sofrem com as brotoejas, as famosas bolinhas que aparecem devido ao suor – e principalmente nas dobrinhas da pele. Elas costumam incomodar bastante e devem ser prevenidas pelo uso de roupinhas leves e condições que evitem o suor excessivo.

Caso você tenha sofrido com algum tipo de agressão à pele causada pelo sol (ou as combinações de fatores do verão), você pode optar por tratamentos que promovam o rejuvenescimento corporal, evitando marcas eternas em sua pele.

Outros aspectos importantes

Mesmo que o verão seja uma estação deliciosa e que a exposição solar seja essencial para a vida, é preciso tomar alguns cuidados para que a pele não sofra consequências perigosas. Nesse sentido, a proteção solar, os hábitos diários e os cuidados com barreiras físicas são importantes maneiras de manter a pele protegida e livre de complicações. Em caso de dúvidas, não esqueça de procurar sempre um dermatologista, prezando pela sua saúde!

 

 

.... . .