Cultura divulga agenda para o mês de setembro

É vasta a agenda cultural do mês de setembro de 2018 em Lençóis Paulista. Os lençoenses poderão conferir eventos como: Exposição “A Ferrovia em Lençóis Paulista” no Museu Alexandre Chitto; Exposição Natureza Artista, no Teatro Municipal; peça Palhaços, no teatro e A Árvore da Vida, Teatro. Essas e muitas outras atrações serão vistas no decorrer de setembro. Confira.

De 01/9 a 30/09 – Museu Alexandre Chitto – Exposição “A Ferrovia em Lençóis Paulista”
Exibindo fotos e objetos da antiga estação Sorocabana entre eles uniformes, lanternas e placas de sinalização.

01/09 a 30/09 – Biblioteca Municipal Orígenes Lessa” – Exposição dos livros da cartunista Maitena que são uma série (mulheres alteradas). Matéria na revista Claúdia de junho que está virando filme.
São “tirinhas da cartunista que com um jeito bem humorado conta as várias fazes da mulher.

04/09 a 30/09 – Teatro Municipal – Exposição Natureza Artista
Galhos e raízes, com formatos de objetos, animais e seres humanos, criados pela própria Natureza!
Oportunidade única! Vale a apena conferir!
Expositores: Florindo Paccola, Horácio Moretto (Em Memória), Claudino A. Paccola (Em Memória) e Carlos Zillo (Em Memória).
Responsável: Milton Moretto

05/09 – Espaço Cultural – 18h – Homenagem aos Servidores Aposentados – Cooperserv

06/09 – Teatro Municipal – 14h30 e 19h30 Peça A Bela e a Fera
Com Thalyta Medeiros, Daniel Simioni, Marcela Arribet, Débora Sartori,
Felipe Carvalho, Paulo Tardivo, Delidia Duarte e Felipe Bertolatto.
Sinopse: Numa aldeia no interior da França vive Bela, uma jovem e estudiosa garota criada apenas pelo pai. Diferente de todos na aldeia, Bela se sente só e perdida. Numa certa noite após seu pai se perder na
floresta, Bela segue para tentar encontra-lo e se depara com um castelo. Sem saber o que poderia
ter nele, Bela entra em busca de ajuda e se depara com um mundo encantado, onde uma rude Fera e outras criaturas vivem isoladas lá. Bela se torna a prisioneira no castelo em troca da liberdade do velho
pai. Começa ai um história de amor, amizade e coragem, onde o amor pode vencer qualquer maldade e superar qualquer aparência.
Gratuito – Indicação Livre
Retirada de ingressos na Casa da Cultura, para a sessão das 19h30 á partir das 12h do dia 03/09. Para grupos na sessão das 14h30 agendar no teatro 14 3263 0044 e para lugares avulsos comparecer no horário da peça.

08/09 – Teatro Municipal – 20h – Apresentação Academia Studio Inpulsus
Convites na Academia.

08/09 – Projeto Bairro Feliz – Jardim Primavera – 13h – Atrações culturais, dança, música, desfile de moda brinquedos infláveis…

11/09 – Espaço Cultural – 19h – Lançamento livro “Cartas Descartadas” Professor Sinuhe.
Um livro que tem 60 crônicas de 2004 a 2015 que foram publicadas em midias sociais e jornais e revistas de Bauru e região, focam o cotidiano, problemas, desigualdade, futebol…

13/09 – Espaço Cultural – 19h30 – Lançamento Livro “Um Belo dia resolvi mudar” de Luciana Médola.
A maioria das mulheres já incorporou a tão sofrida “Amélia”. Imaginamo-nos vivendo uma vida cor-de-rosa, típica dos contos de fadas, tão comum nos sonhos de infância. Queremos construir castelos perfeitos e encontrar nossa fada madrinha, e imaginamos cada detalhe da decoração do nosso palácio. E, para completar, sonhamos com o Príncipe Encantado. E nessa busca inconsciente ou consciente pela perfeição absoluta, nós nos desapontamos e nos desiludimos com a nossa vida.
Ensinaram-nos desde cedo a sermos boas mães, boas esposas e ótimas donas de casa. Crescemos sonhando com essa vida “perfeitinha”, com direito a suspiros de amor e finais felizes. E, para esse sonho se tornar realidade, temos que nos tornar as melhores em tudo, senão não seremos dignas de vivermos essa história. Ensinaram-nos a ligar para a opinião dos outros e, por conta disso, muitas vezes passamos a usar diversas máscaras para esconder as nossas dores e insatisfações mais profundas.
Junto com as máscaras vêm as futilidades, as fragilidades, as ilusões, as mentiras, o medo, o egoísmo, as mágoas. Todo mundo que não pode viver sua verdade pessoal se torna escravo das máscaras, e assim se coloca à mercê de falsas promessas de dias melhores.
Nós nos desdobramos em mil, queremos ser perfeitas em tudo. Mães exemplares, ótimas donas de casa, esposas dedicadas e submissas, excelentes profissionais. Porém, nos esquecemos do personagem principal do nosso conto: nós!
E a nossa perfeição se transforma em complicação.
Quando nos damos conta desse esquecimento, o nosso “castelo” começa a ruir. E o nosso sonho cor-de-rosa se torna cinza, perde o seu colorido inicial. Então, de protagonistas da nossa história nos tornamos a vítima. A pobre donzela presa na torre! E com a vitimização vêm as amarguras da vida, acompanhadas de longos e devastadores terremotos.
Porém, no olho do furacão brota uma esperança. Uma vida nova! Um recomeço! Mas, antes, precisamos nos desenterrar dos escombros. E para isso é preciso aposentar o avental e vestir a armadura. Só então estaremos preparados para a batalha em prol do nosso verdadeiro Eu.
Esse livro não foi escrito somente para as mulheres. Foi escrito para todos que sonham com a liberdade interior, com a plenitude na alma; para todos que não conseguem aceitar a ideia de apenas sobreviver. Foi escrito para todos aqueles que têm fome de vida, para todos aqueles que têm fome de “SER”. Para todos os inconformados com a infelicidade.
Um brinde à liberdade de poder escolher quem e o que seremos! O seu futuro é você quem faz!

13/09 – Casa da Cultura – Pontos Mis – 19h30 – Filme  O Dia que durou 21 anos
O golpe militar de 1964 no Brasil contou com uma ativa participação do governo dos EUA. Numa trama de ação e suspense, o filme revela documentos Top Secret da CIA e áudios origianis da Casa Branca, mostrando como os presidentes John F. Kennedy e Lyndon Johnson articularam o plano civil e militar para derrubar o presidente João Goulart, eleito pelo voto popular. Durante 21 anos – de 1964 até 1985 – o governo militar brasileiro impôs um regime autoritário que violou os direitos civis e instalou a ditadura em nome da “Liberdade” e da defesa da “Democracia”, com graves consequências para toda a América Latina.

13/09 – Teatro Municipal – 19h30 –  Peça Missão Super Secreta
Com Thais Müller e Miguel Romulo
Sinopse: O elenco conta com a participação de Thais Müller (que recentemente fez a novela “Os Dez Mandamentos”, na TV Record) e Miguel
Romulo (que atuou em “Êta Mundo Bom” e “Joia Rara” na TV Globo) e a direção é de Bel Kutner, atriz e diretora. A peça revela as brincadeiras de Juca e sua prima Teco, que têm apenas oito anos e precisam encontrar alguma maneira de se divertir em um dia de enchente na cidade onde eles moram. Além da falta de energia provocada pela chuva forte, os dispositivos eletrônicos portáteis da casa ficaram sem
bateria. Esse é o ponto de partida para que as crianças mergulhem em um terreno até então pouco percorrido por eles: o de suas próprias imaginações. Cada móvel, cada objeto da casa recebe um novo sentido, uma nova utilidade nos mundos que eles começam a construir, sempre traçando um paralelo com a própria realidade que os cerca. Juca e Teco vivem uma aventura até então inéditas em suas vidas. A ideia é criar uma forma de diversão tátil e lúdica, mostrando que o poder da
imaginação não cabe em uma tela. Além disso, a peça pretende sensibilizar crianças e adultos para a interatividade com o outro, o aqui e agora, muito além das redes sociais.
Gratuito – Indicação Livre
Retirada de ingressos na Casa da Cultura, para a sessão das 19h30 á partir das 12h do dia 10/09. Para grupos na sessão das 09h30 agendar no teatro 14 3263 0044 e para lugares avulsos comparecer no horário da peça.

14/09 – Teatro Municipal – 9h30 –  Peça Missão Super Secreta Com Thais Müller e Miguel Romulo
Sinopse: O elenco conta com a participação de Thais Müller (que
recentemente fez a novela “Os Dez Mandamentos”, na TV Record) e Miguel
Romulo (que atuou em “Êta Mundo Bom” e “Joia Rara” na TV Globo) e a direção é de Bel Kutner, atriz e diretora. A peça revela as brincadeiras de Juca e sua prima Teco, que têm apenas oito anos e precisam encontrar alguma maneira de se divertir em um dia de enchente na cidade onde eles moram. Além da falta de energia provocada pela chuva forte, os dispositivos eletrônicos portáteis da casa ficaram sem
bateria. Esse é o ponto de partida para que as crianças mergulhem em um terreno até então pouco percorrido por eles: o de suas próprias imaginações. Cada móvel, cada objeto da casa recebe um novo sentido, uma nova utilidade nos mundos que eles começam a construir, sempre traçando um paralelo com a própria realidade que os cerca. Juca e Teco vivem uma aventura até então inéditas em suas vidas. A ideia é criar uma forma de diversão tátil e lúdica, mostrando que o poder da imaginação não cabe em uma tela. Além disso, a peça pretende sensibilizar crianças e adultos para a interatividade com o outro, o
aqui e agora, muito além das redes sociais.
Gratuito – Indicação Livre
Retirada de ingressos na Casa da Cultura, para a sessão das 19h30 á partir das 12h do dia 10/09. Para grupos na sessão das 09h30 agendar no teatro 14 3263 0044 e para lugares avulsos comparecer no horário da peça.

14/09 –  Teatro Municipal – 20h  – Peça Palhaços – Com Fioravante de Almeida e Dedé Santana – Direção Alexandre Borges
Sinopse: O espetáculo narra a história do palhaço Careta, que tem sua rotina alterada ao se deparar em seu camarim com o espectador Benvindo, um vendedor de sapatos.
Os dois conversam sobre suas vidas, desestabilizando crenças e valores e se questionam sobre suas escolhas. Palhaços é um convite à reflexão sobre o verdadeiro papel do artista, o que faz com que o público ultrapasse o espaço da lona, do espaço cênico, para ver de perto o verdadeiro palhaço. Texto de Timochenko Wehbi, direção de Alexandre Borges e atuação de Fioravante de Almeida e Dedé Santana, ícone do humor brasileiro, com décadas de trajetória nas artes da interpretação e na cena circense
Gratuito – Duração: 60 min. – Indicação a partir de 13 anos –
Retirada de ingressos na Casa da Cultura á partir das 12h do dia 10/09.

14/09 – Casa da Cultura 18h – Sarau Colégio São José
Ensaio Colégio São José 14h – Auditório

15/09 – Casa Cultura – 21 horas – Stand UP Comedy Show – Pedro Prudente, João Valio, Caio Morelli  e Convidados996241118
Ingressos: R$30,00 inteira e R$ 15,00 Meia entrada
Pontos de venda: Beer in night, Doce Sabor, Top Serv Mercado e Milani Auto Service

15/09 – Teatro Municipal – 20h30 – Batuque Eletrônico
O Batuke Eletrônico nasceu do convite do Dj Mister Zo a alguns ritmistas da Escola de Samba Imperatriz para tocarem juntos, e o casamento foi perfeito!
Nasceu o som do primeiro DJ (tocando de tudo) junto com ritmistas de uma grande escola de samba. Com um gênero musical diferente, embora isso ainda suscite algumas discussões, já há algum tempo, músicos oriundos de diversas tendências, conectados com diversas influências da cultura internacional, dialogavam, criando novos ritmos a partir da fusão da matriz comum do arqui-gênero do samba com a música eletrônica, dance, funk, sertanejas, sofrências, etc.
Impossível ficar parado! A qualidade musical e o repertório diversificado, agrada a todos e é impossível ficar parado, o som do Batuke Eletrônico mexe com todos.
Lençóis Paulista testemunhará a definição de um novo gênero musical. Você ficará de fora?
Batuke acústico será o show em Lençóis. O mesmo show apresentado em: Portugal, Japão, Espanha, Itália e Argentina.
Classificação Livre – Ingressos 1º Lote (150 ingressos) compre 1 leve 2 por R$ 30,00 até dia 10/09/2018. Após R$ 30,00 inteira R$15,00 meia entrada.
Ponto de venda e informações – Casa da Cultura 3263-6525

16/09 – Teatro Municipal – 19h30 –  Peça Circense Tarde de Palhaçadas
Com Tadeu Pinheiro, William Amaral, Fabio Neppo e Roberta Uhller
Sinopse: Tarde de Palhaçadas é um divertido espetáculo que presta
homenagem a grandes palhaços brasileiros como Arrelia, Carequinha,
Piolim, Fuzarca, entre outros. Com números clássicos de palhaços circenses, a peça traz todo o riso, a magia e a inocência que só o palhaço e suas trapalhadas conseguem proporcionar. Assim Palito,
Pederneiras e Pinhão – além da percursionista Maestrina Batutinha – transformam o palco em um verdadeiro picadeiro. Autor e diretor Jairo Mattos
Gratuito – Duração  50 min. –  Indicação á partir de 3 anos –
Retirada de ingressos na Casa da Cultura á partir das 12h do  dia 12/09.

17/09 – Museu Alexandre Chitto – 9h30 às 10h45 – Visita mediada por agente cultural do MAC destacando peças e a história da educação no múnicipo de Lençóis Paulista.

18/09 – Teatro Municipal – A Árvore da Vida – Horário 10H – 15H E 19H  – 19974118243 – Wanderley
Tem como tema central a preservação do meio ambiente e traz como personagens um grupo de insetos corajosos e dispostos a salvar a grande árvore
que é a sua moradia. Para buscar ajuda, o grupo de insetos parte para uma aventirua onde acabam descobrindo que só o conhecimentos pode salvar a natureza.
Gênero: Aventura
Classificação: Livre
Proac SP
Companhia de Teatro Sia Santa
Retirada de Convites dia 10/09 – 12h na Casa da Cultura

19/09 – Museu Alexandre Chitto – 9h35 Às 10h45 – Exibição do documentário “Centenário – O Filme” sobre o centenário do grupo escolar Esperança de Oliveira”.

19/09 – Teatro Municipal – 13h30 e 14h30 –
Contação de Histórias “Histórias de Teatro” com Leda Fernandes
.
Sinopse: Uma viagem pela história do teatro desde os gregos até o palco do teatro municipal Adélia Lorenzetti. Com grande ludicidade e simpatia a contadora utiliza de narrações, fatos históricos e períodos teatrais, acessórios como máscaras, livros, figurinos para conduzir o grupo de aproximadamente 40 espectadores, do saguão do teatro ao palco.
Ludicidade e estímulo a arte garantida. Gratuito – Indicação á partir dos 8 anos
Agendamento no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti – 14 3263 0044.

19/09 – Espaço Cultural – Viagem Literária 9h e 14h – Cia fantocini – Sabedoria Africana –  Agendamentos no 1432633123
O Viagem Literária percorre, todos os anos, dezenas de cidades paulistas levando autores e contadores de histórias para palestras, oficinas e bate-papos que são realizados nas bibliotecas locais.
Saiba mais sobre o programa nos seguintes links:
YOUTUBE: https://www.youtube.com/watch?v=MU2tWpaMW0s&t=26s
SITE: https://viagemliteraria.org.br/

19/09 – Espaço Cultural – 18h às 22h – Projeto Líderes – Izabella Silva

20/09 – Espaço Cultural – 20h – Lançamento do Livro “Gramática do Lau” – Professor Laureano Pelegrin – Contato: Elza Lopes 99735-9073

22/09 – Concha Acústica – 20h30 – Circuito Cultural  – A’s Trinca – “Identidade” – HIP HOP
Neste trabalho o grupo apresenta seu repertório autoral, contundente, com rimas e melodias marcantes somados a toda sua militância do hip hop. O álbum faz parte do projeto duplo também intitulado “Identidade”.
https://www.youtube.com/watch?v=GNumgpyxqjQ&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=TIjuMIBFVy0
https://www.youtube.com/watch?v=ASmDx2vHpgQ&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=DGmDmy0PhYI
https://flic.kr/s/aHskM1DeST

23/09 – 17h  – Show Rockin’Kidz – Meu Primeiro Show de Rock
Por Ivan Sader – Direção Musical Fred Gonçalves
Sinopse: O Rockin´Kidz surgiu em 2007 quando o músico Ivan Sader resolveu fazer um CD com cantigas infantis em formato de rock para sua filha. A ideia se transformou em um CD que virou lembrancinha da festa de 3 anos dela. O sucesso do disco entre os pais e as crianças foi tão
grande que não parava de chegar pedidos de shows e encomendas de CDs
para lembrancinhasde festas…Dessa brincadeira despretensiosa nasceu um grande projeto chamado“MEU PRIMEIRO SHOW DE ROCK” apresentado em Teatros e com o objetivo de proporcionar as crianças uma experiência única de participar de um show de rock de verdade com hits que passam de geração em geração e uma inteiração muito grande com a criançada.
No repertório canções como “Cai Cai Balão”, “Atirei o Pau no gato”, “O Cravo e a rosa”, “O Sapo não lava opé”, “Peixe Vivo” entre outras. Uma experiência única para as crianças e com certeza muito divertido para os pais também!
Duração de 50 min.Gratuito. Classificação Livre. Indicação à partir dos 2 anos
Retirada de ingressos na Casa da Cultura à partir das 12h do dia 18/09

26/09 – Teatro Municipal – 20h – Peça Martinho da Vila 8.0 – Uma Filosofia de Vida
Com: Nill Marcondes no papel de Martinho da Vila, mais os atores:
Junior Vieira, Ana Miranda, Isadora Bertacco, William Vita e Esther
Delamare.
Sinopse: MARTINHO DA VILA ganha homenagem no teatro. O cantor, compositor e escritor, Martinho da Vila, que completou 80 anos, em fevereiro, está recebendo mais uma homenagem, dessa vez, no teatro. Com direção de William Vita, a peça musicada, “Martinho da Vila 8.0 – Uma Filosofia de Vida”, de Ana Ferguson, Luiz Marcelo Legey e Solange Bighetti. O espetáculo, que tem como curadora, Cléo Ferreira, esposa do sambista, conta a vida de Martinho da Vila, com base no livro “Memórias Póstumas de Teresa de Jesus”, publicado por ele, além de uma vasta pesquisa no acervo e entrevistas com o artista. O público irá se deliciar com trechos dos seus principais sucessos, como “Devagar, devagarinho”, “Disritmia”, “Mulheres”, entre muitos outros. No cenário, projeções de fotos e os ambientes que retratam a sua vida pessoal e profissional desde a década de 40 até os dias atuais.
Gratuito – Indicação 14 anos
Retirada de ingressos na Casa da Cultura à partir das 12h do dia 21/09

27/09 – Casa da Cultura – Pontos Mis – 19h30 – Filme  Um Homem de Moral
Um Homem de Moral” é um filme musical sobre Paulo Vanzolini, compositor. Após ter dirigido os documentários ‘Os Calangos do Boiaçu’ e ‘No Rio Amazonas’ que contaram com a participação de Paulo Vanzolini, cientista, Ricardo Dias apresenta dessa vez um outro Vanzolini: seus sambas, seus amigos e a cidade de São Paulo, tema permanente de sua obra musical.

27/09 – Teatro Municipal – 20h – Concerto Orquestra – Série Solistas Internacionais
Darcio Gianelli – trombonista.
Retirada de convites dia 17/09 às 12h.

29/09 – 20h  – Peça Eles Não Usam Black-Tie – De Gianfrancesco Guarnieri
Com: Adilson Azevedo (Otávio), Camila Brandão (Terezinha), Carolina
Stofella (Dalva), Kiko Pissolato (Tião), Pablo Diego Garcia (João),
Paloma Bernardi (Maria), Paulo Gabriel (Jesuíno), Samuel Carrasco
(Chiquinho), Teca Pereira (Romana) e Tiago Real (Braúlio).
Sinopse: Um dos textos mais importantes da dramaturgia nacional volta aos palcos, comemorando seus 60 anos,de Gianfrancesco Guarnieri, foi montado pela primeira vez no Teatro de Arena em1958.
Nesta obra, Gianfrancesco Guarnieri transcreve de maneira cotidiana questões sócio-políticas vividas por Tião, como primeira instância, a organização de uma greve com suas posições ideológicas, morais e divergentes para cada personagem, o que faz com que as discussões entre pai e filho sejam frequentes. Num plano abrangente estão apoiadas relações familiares como: gravidez, casamento, educação e religião. A plateia poderá vivenciar no palco uma família comovente que sobrevive de maneira humilde, mas não menos digna, refletindo o espelho de uma camada social que abrange milhões de brasileiros. Além disso, a peça tem como pano de fundo reflexões sobre a frágil condição humana, sobre os homens e seus conflitos, trazendo um debate entre a coletividade e o individualismo, simultaneamente cru e sensível.

Gratuito – Indicação 14 anos – Duração 90 min.
Retirada de ingressos na Casa da Cultura à partir das 12h do dia 24/09.