Cultura -Turismo

parque-do-povo_584x360px
Parque do Povo – Um dos mais belos cartões de visitas de Lençóis Paulista

O desenvolvimento do turismo é uma alternativa para a valorização da identidade cultural e a geração de riqueza para muitos municípios paulistas. Com um povo hospitaleiro, a Cidade do Livro também oferece atrativos e pontos turísticos e a tradição na produção de cachaça e vinho.

Lençóis Paulista integra o Circuito Turístico Caminhos do Centro-Oeste Paulista, uma iniciativa do Conselho de Desenvolvimento Econômico Regional – Coder, consultoria no segmento de turismo do Sebrae – Escritório Bauru e apoio do Instituto Soma. O projeto busca planejar e implementar uma região turística no Centro-Oeste Paulista.

A Casa da Cultura Professora Maria Bove Coneglian, sedia também a Diretoria de Cultura, e conta com um auditório para apresentação de peças teatrais e eventos diversos, oferecendo cursos gratuitos aos lençoenses. Ao lado da Diretoria de Cultura, o Centro de Ações Sociais abriga a sede e o estúdio para ensaios da Orquestra Municipal de Sopros, grupo composto exclusivamente por lençoenses

Teatro Municipal “Adélia Lorenzetti”. Auditório tomado por pessoas que apreciam a arte de encenar

Lençóis Paulista ganhou em 2016 o Teatro Municipal Adélia Lorenzetti (foto) que tem recebido desde sua estreia grandes espetáculos de teatro, música, dança e circo. Construído por meio da Lei Rounet, com doações de empresas e pessoas físicas, o teatro é um dos mais completos e modernos da região.

No segmento religioso destaque para o Santuário Nossa Senhora da Piedade e para a Igreja Presbiteriana Independente de Lençóis Paulista.

Inaugurado em 1953, o Santuário substituiu a antiga matriz, que já não comportava o crescente número de fiéis. Em seu altar principal, destaca-se a imagem de Nossa Senhora da Piedade, esculpida em madeira na fábrica de imagens de Giacomo Vincula, de Ortisei, Bolzano, Itália, em tamanho natural. A imagem foi doada pelo coronel Joaquim Anselmo Martins e sua família.

Já a Igreja Presbiteriana Independente foi inaugurada em 1880, pelo reverendo George Withehill Chamberlain, que anos depois fundaria e Universidade Mackenzie, em São Paulo. Em 1901, assumiu o pastor Vicente Themudo Lessa, pai do escritor Orígenes Lessa.