Defesa Civil fará simulação de enchente na Vila Contente na quinta-feira

O presidente da Defesa Civil de Lençóis Paulista, 2º tenente PM Marcos Nicolini, informa que nesta quinta-feira, 13 de dezembro, será realizada uma simulação de enchente na Vila Contente. O objetivo da ação, que deve mobilizar equipes de diversos órgãos, empresas e setores da Prefeitura, serve para medir o tempo de reação diante de uma situação real de inundação naquele local.

“Queremos deixar toda população ciente, principalmente os moradores da Vila Contente, que na próxima quinta-feira, a partir das 8h, vamos realizar uma simulação de tempo de resposta em caso de enchente naquela região. Isso porque vamos ter uma movimentação grande de veículos e pessoas e queremos deixar os moradores tranquilos sabendo que é a penas um treinamento. Estamos trabalhando para evitar que as enchentes aconteçam, mas temos que estar preparados para essa situação”, explicou Nicolini.

Assim como no ano passado, o centro de comando e triagem ficará localizado no salão de festas da Igreja Santa Rita. Segundo Nicolini, o trajeto que as equipes vão percorrer após em caso de enchente no local já foi pré-definido e será medido esse deslocamento. “Nós teremos também viaturas durante todo esse trajeto facilitando a passagem das equipes de atendimento, num esforço de cumprir o menor tempo possível”, declarou.

“A Prefeitura Municipal em conjunto com a Defesa Civil e o Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do Rio Lençóis trabalha em diversas frentes no que diz respeito às enchentes. Desde ações preventivas, como o rebaixamento de represas que será feitos nos próximos, passando pela desocupação gradativa das áreas de risco e chegando às ações emergenciais em caso de enchente. E essa simulação é fundamental porque, como não podemos prever com exatidão a quantidade de chuva no período crítico, temos que estar preparados”, declarou o prefeito Anderson Prado.

Equipes do Departamento de Trânsito do município, SAAE, Motomecanização, Secretaria de Saúde, Esportes (responsável pelos ginásios de esportes que abrigariam os desabrigados), Assistência Social e Bombeiros, além da Polícia Militar, serão os primeiros a serem acionados pela Defesa Civil em caso de alerta. E cada uma dessas áreas terá responsabilidades específicas a cumprir.

Leia Mais

Leia outras notícias

ESPORTESPOLÍCIACULTURA
POLÍTICANACIONALINTERNACIONAL