Desafio de Slam marca o  Festival Integrado de Literatura de Lençóis Paulista nesta quarta

Batalha de versos toma conta do  palco  principal do Teatro Adélia Lorenzetti 

Você sabe o que é Slam? O termo é inglês e se refere a uma batalha de versos. Um pouco diferente da poesia quer tradicionalmente conhecemos, que é estruturada e organizada de acordo com o sentido das palavras, as combinações, nos slamsa ordem é feita levando em consideração como o verso vai soar quando falado. Resumindo: os textos de slampoetry, como o movimento é chamado, são feitos para serem declamados e ouvidos pela audiência, e não publicados em livros.

Essa será a “pegada” nesta quarta-feira (06/11), no palco principal do Teatro Adélia Lorenzetti, dento do Festival Integrado de Literatura de Lençóis Paulista –  FILLP 2019, a partir das 20 horas. Antes da batalha de versos, haverá a apresentação da Orquestra de Maracatu, de Lençóis Paulista, as 19h30

Nesta terça, (05/11), a emoção fica por conta do festival de música Encanta Jovens Música Sertaneja, uma competição que reúne muita animação, torcida e talento entre participantes de 15 a 21 anos. Para este ano, as premiações vão do 5º ao 1º colocado, que recém troféu e prêmio em dinheiro, de R$ 100 a R$ 500. Ao todo serão 10 apresentações. E para fechar a noite, A Orquestra de Viola e Violão Boca do Sertão toca ao lado de Ronaldo Viola e João Carvalho.

O FILLP conta om uma programação que congrega as diferentes manifestações culturais como a literatura, a música, o cordel, a poesia, a contação de histórias, o teatro, a dança em um único evento. Como tema para este ano, a organização escolheu o escritor paulista, de Taubaté, Monteiro Lobato, eternizado pela História do Sítio do Pica-Pau Amarelo. O escritor lençoense homenageado nesta edição será Nélson Faillace, que tem diversas obras sobre a história e crônicas da cidade.
O FILLP é uma realização do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo (PROAC), com o patrocínio da Bracell e Zilor Energia e Alimentos, com produção-executiva da Canta Music Produções e apoio cultural da Lwart e Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista, através da Secretaria de Cultura.

Lançamento de livros

A organização do FILLP se preocupou com todos os detalhes para que os visitantes tenham comodidade e possam aproveitar as inúmeras atrações programadas. O Secretário de Cultura de Lençóis Paulista, Marcelo Maganha ressalta que todos os dias haverá um lançamento literário e destaca a edição especial referente ao 1º Concurso Literário do FILLP 2019, na quinta-feira, com textos inéditos de escritores lençoense.

Hoje, serão lançados os livros: “O pulsar da Resistência”, de Arthur Monteiro Junior e “Buenos Aires, Livro aberto, guia literário da capital argentina”, de João Correia Filho. Amanhã, quarta-feira, acontece o lançamento do  livro “Diário  Bolivariano”, de Emerson Alcalde.

As ideias de Lobato
Durante o dia, crianças das escolas municipais e particulares vivenciam o universo das histórias de Monteiro Lobato em atividades que integram teatro, contação de histórias, circo e a música. Todo o enredo é contado pela Cia de Teatro Trovamores.
Em cada situação, os personagens como Dona Benta, Tio Barnabé, Pedrinho, Narizinho, Visconde de Sabugosa e Emília interagem com as crianças em uma história cheia de enigmas, aventuras e que ainda lembra a importância da preservação do meio ambiente. Logo na chegada ao Teatro Municipal, as crianças recebem o livro “As ideias de Lobato” com uma série de atividades e as letras das músicas que são cantadas nas apresentações que acontecem no teatro.
Segundo a organização, para oito dias do evento são esperados mais de 20 mil participantes, entre alunos das escolas da cidade e visitantes de toda a região.

Sobre os Patrocinadores
BRACELL
A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial no mundo, com duas operações principais no Brasil em Camaçari, na Bahia, e em Lençóis Paulista, em São Paulo. Quando a expansão, conhecida como Projeto Star for concluída em 2021, a Bracell terá capacidade de produção anual de aproximadamente 2,0 milhões de toneladas de celulose (1,5 milhão em SP e 0,5 milhão na Bahia) e empregará aproximadamente 7.500 funcionários diretos e terceirizados. Além de suas operações na fábrica no Brasil, a Bracell possui um escritório corporativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos.

ZILOR
Com uma visão orientada pelo Empresariamento Social, a Zilor investe constantemente nas comunidades onde atua, por meio de recursos próprios e incentivados. Desde 2007 utiliza recursos viabilizados por meio de leis de incentivo fiscal para beneficiar, prioritariamente, crianças e adolescentes com atividades que visam promover, pela educação, cultura e esporte, o desenvolvimento pessoal e social, já os preparando para que sejam protagonistas em sua própria vida.

Festival Integrado de Literatura de Lençóis Paulista –  FILLP 2019
Data: De 03 a 10 de novembro
Hora: Das 7h às 21h
Local: Teatro Municipal Adélia Lorenzetti – Lençóis Paulista
Entrada franca
Classificação: livre

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DESTA TERÇA(05/11) E QUARTA-FEIRA (06/11)

Terça-feira – 05 de novembro
19h00 – Editora Mireveja O pulsar da resistência – Arthur Monteiro Junior
Buenos Aires, livro aberto, guia literário da capital Argentina – João Correia Filho
19h30 – Visitação às Livrarias
20h00 – Festival Encanta Jovens – Música Sertaneja
Orquestra de Viola e Violão “Boca do Sertão” convida Ronaldo Viola e João Carvalho

Quarta-feira – 06 de novembro

17h00 – Encontro SLAM e Batalha de Versos

18h00 – Lançamento do livro Diário Bolivariano de Emerson Alcalde – SLAM Poetisa Patrícia Meira (vários livros publicados)

19h30 – Orquestra de Maracatu

20h00 – Competição SLAM e Batalha de Versos

* Durante o dia, das 8h às 17h, acontecem apresentações lítero-musicais, contação de histórias e visita aos estandes das livrarias. Para conferir a programação completa acesse: www.facebook.com/festivalintegradolp

Leia também



 

.... . .