Dia do Rio Lençóis é comemorado com plantio e visita de alunos

Depois do plantio das mudas os presentes posaram para o registro do encontro

Instituído pela Lei 3976 de 2009, o Dia do Rio Lençóis foi comemorado na nesta sexta-feira, 23, com evento às margens, nas proximidades do SAAE, onde a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) com apoio do Serviço Autônomo e Água e Esgotos (SAAE) deu a largada à revitalização paisagística na margem direita, com plantio de grama esmeralda, árvores frutíferas e outras, além da colocação de bancos para aqueles que curtem o lazer próximo ao rio.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Claudemir Rocha Mio (Tupã), com o resultado visto nesta primeira fase dos trabalhos naquela região do SAAE, onde os dois lados do rio deverão ganhar novas paisagens, “é possível que a revitalização se estenda por outras regiões, inclusive com a construção de algumas praças. Porém, tudo vai depender de recursos, por isso vamos aos poucos melhorando a paisagem do rio e da cidade”, comentou. A cerimônia, que foi acompanhada pelos alunos do 4º ano B da EMEF Guiomar Coneglian Borcat, Jardim do Caju, com a professora Keila Regina Pereira, contou com a presença da prefeita em exercício, Cíntia Duarte; do secretário Tupã; do diretor do SAAE, Evandro Dalbém; da secretária de Educação, Meire Aparecida Galassi Montanhero; da coordenadora educacional Sabrina Amoedo dos Santos; bióloga do SAAE, Milena Guirado Coneglian; Sérgio Peres, do Instituto Nossa Terra, e do educador ambiental Helton Damacena, que abriu a cerimônia falando aos alunos sobre a importância do rio, do seu dia, e do objetivo da revitalização que se iniciava. A prefeita interina Cintia Duarte também falou aos alunos presentes. “É importante esse momento para que vocês possam colaborar no plantio e levar a seus familiares e amigos a mensagem de importância dos cuidados com o nosso rio, que agora estará mais acessível nesse trecho próximo ao SAAE”, comentou.
Essa, é mais uma ação com apoio do prefeito Anderson Prado. Após a cerimônia na região do Morumbi, os alunos participaram de uma visita à Nascente Municipal Modelo, localizada na Mata Ciliar do Córrego da Prata, no bairro Cecap, sendo que este é um importante afluente do Rio Lençóis. Além de visualizar a nascente, os alunos puderam compreender melhor os conceitos relacionados à bacia hidrográfica do Rio lençóis, como nascentes, afluentes, foz, entre outros. A visita na Nascente Municipal Modelo é uma ação proposta pela diretiva “Gestão das Águas” do Programa Município Verde Azul – ciclo 2019.

Leia Mais

Leia outras notícias

ESPORTES POLÍCIA CULTURA
POLÍTICA NACIONAL INTERNACIONAL