Do que é feito o fermento?

fermento

O fermento é um ingrediente bastante usado para o preparo de pães, bolos, biscoitos, entre outras receitas, fazendo com que ao serem preparados, esses alimentos cresçam e fiquem “fofinhos”. Esse ingrediente normalmente é o último a ser adicionado, de forma que não começará a agir antes da hora esperada. Por exemplo, ao mexer por muito tempo uma mistura para bolo com o fermento, este poderá começar a agir, e sua reação, baseada em um gás (como será explicado a seguir), acabará perdendo o efeito, já que as bolhas sairão da massa. Entretanto, a maioria das pessoas não sabem do que exatamente é feito o fermento. Antes de mais nada, precisamos entender que existem basicamente dois tipos de fermento: o fermento biológico e o fermento químico. Vamos entender, abaixo, a diferença entre eles e do que são feitos.

Fermento biológico

Composto por fungos microscópicos vivos, o fermento biológico pode causar estranheza, mas trata-se de fungos benéficos. Apesar de parecer estranho um ingrediente usado em alimentos ser feito de fungos, temos que lembrar que o fungo não é somente aquele mofo desagradável que contamina os alimentos, mas também ingrediente para alimentos, além de serem, alguns, próprios para consumo, como os próprios champignons, que são cogumelos, ou seja, fungos, comestíveis. Chamamos esses fungos do fermento biológico de leveduras, que são conhecidos cientificamente pelo nome de Saccharomyces cerevisiae.
À base de bicarbonato de potássio, esse fermento age com a interação entre os fungos vivos e a glicose da farinha, sendo que se alimentam desta. Da digestão é produzido o gás carbônico, responsável por fazer a massa crescer.
O processo é um pouco demorado, e por isso há necessidade de deixar o pão descansar, e os fungos acabam morrendo no forno, quando aquecidos. Este deve ser usado em pães e massas de pizza, mas sempre deixando descansar para crescer.

Fermento químico

O fermento químico, por sua vez, é feito com base em bicarbonato de sódio e algum ácido que, juntos, sofrem uma reação que libera as mesmas bolhas de gás carbônico. No caso, trata-se de substâncias que se tornam ácidas quando em contato com líquidos, ou ainda durante seu aquecimento. Já quando estamos batendo a massa do bolo, a reação tem início, mas seu auge acontece somente quando o bolo está no forno.
Este fermento, normalmente é usado em bolos e biscoitos.

Fonte: Site de Curiosidades

.... . .