Empresas têm até 28/12 para doar parte do IR a projetos sociais que vão formar 480 jovens de SP e BH para o mercado de trabalho em 2021

Alunos do IOSAté 28 de dezembro, empresas têm a opção de destinar o pagamento de parte do IR aos projetos sociais do IOS e ajudar a inserir mais jovens (foto: alunos do IOS) no mercado de trabalho.
São Paulo, 07 de dezembro de 2020 – Comprometido com a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência por meio de projetos de formação profissional gratuita, o IOS – Instituto da Oportunidade Social – apresenta projetos em duas capitais do país (SP e BH) aptos para receber recursos provenientes de doações de parte dos pagamentos de imposto de renda das empresas que podem contribuir com a formação profissional de 480 jovens nessas regiões.

“Parte do IR recolhido pelas empresas pode virar doação a projetos sociais. É uma forma prática para empresas investirem em projetos de alto impacto social e para o IOS é fundamental para dar continuidade ao nosso trabalho de formar e colocar jovens no mercado de trabalho, com seriedade e transparência. Além disso, é também, um gesto de cidadania que colabora com a redução do desemprego entre os jovens e com a formação de novos talentos”, afirma a superintendente do IOS Kelly Lopes.

Projetos disponíveis em São Paulo (Itaquera, Lapa e Jardim Ângela)

Ao todo, 360 jovens, entre 14 e 17 anos, poderão ser beneficiados com cursos gratuitos de ERP em 2021, além de conteúdos comportamentais e soft skills, promovendo a qualificação profissional, o apoio à entrada no mercado de trabalho e a geração de renda. O custo de cada projeto é de aproximadamente R﹩ 450 mil e pode ser patrocinado por uma só empresa ou por várias. O IOS busca patrocínio por meio do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD), para três unidades localizadas nos bairros da Lapa, Jardim Angela e Itaquera, cujas ofertas de equipamentos de cultura, esporte e formações profissionais são reduzidas.

Com diferentes contrapartidas, que variam de acordo com o volume de doação, as empresas doadoras poderão se beneficiar por meio de divulgação da parceria nas redes sociais, participação nos eventos, ações de voluntariado corporativo, gestão e acompanhamento do projeto in loco, incluindo relatório periódico do desempenho da turma, parceria com o RH da empresa para executar a aprendizagem profissional, entre outros.

Projetos disponíveis em Belo Horizonte

Na filial do IOS em Belo Horizonte, serão disponibilizas 120 vagas para adolescentes de 14 a 17 anos que serão beneficiados ao longo de 2021. Através da parceria com o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de BH (FMDCA), o objetivo do projeto é promover a formação profissional dos adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Por que investir no IOS?

Em 22 anos de atuação do IOS, mais de 38 mil profissionais já foram formados e com o programa de empregabilidade da organização cada aluno inserido no mercado de trabalho pode contribuir para um impacto de até 40% de aumento da renda familiar. Em 2019, IOS também promoveu o ingresso de 35 alunos no Ensino Superior, sendo que 21 deles conseguiram emprego, colaborando para um incremento de 47% na renda de suas famílias, segundo estudo apresentado pelo Instituto. Somente no ano passado, 1.401 alunos foram inseridos no mercado de trabalho por meio do Programa de Empregabilidade do IOS.

O IOS está entre as 100 melhores ONGs do Brasil, de acordo com o a análise do Instituto Doar em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. Atualmente, oferece gratuitamente mais de 3.030 vagas nos cursos de formação gratuita, além de 35 bolsas de estudo para o “Programa Acesso ao Ensino Superior”. Para isso, conta com o apoio de cerca de 180 empresas, atuando como empregadoras de ex-alunos ou apoiando os projetos.

Há seis anos, o IOS é uma das 10 organizações sociais do Brasil que utiliza as diretrizes da GRI (Global Reporting Initiative) como ferramenta de gestão e apresentação de indicadores de resultados por meio do Relatório Anual de Sustentabilidade

Como destinar parte do pagamento do IR para os projetos?

As empresas tributadas pelo lucro real podem doar até 1% do seu imposto devido às organizações sociais. Para isso, basta que a empresa indique a entidade cadastrada que quer ajudar para doar parte do pagamento do seu IR, ao invés de destiná-lo totalmente ao governo. Todo o processo de doação, geração de guia e direcionamento ao projeto é orientado pela equipe do IOS que pode ser acessada pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone (47) 99112-5275.

A data limite para que a doação seja feita e abatida é sempre o último dia útil de cada ano (de acordo com a agenda dos bancos). Empresas doadoras não pagam mais impostos por isso.

Sobre o IOS

Comprometido com a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência que tenham menor acesso às oportunidades do mercado de trabalho, há mais de 22 anos o IOS desenvolve projetos de formação profissional gratuita em temas variados. “Administração” e “Tecnologia” compõem a grade de cursos, além do enfoque comportamental. Qualificado como Entidade Beneficente de Assistência Social certificada pelo CEBAS (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social), o IOS já formou mais de 38 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Varejo. A instituição é mantida por empresas privadas como a TOTVS – sua fundadora e principal mantenedora – além da Brasilprev, Instituto Center Norte, Dell, Deloitte,Edenred – Ticket, Fundação Elias Gliksmanis, Hyundai, IBM, McDonald´s, Microsoft,Zendesk, entre outras. Mais informações: https://ios.org.br/

IOS | Informações para Imprensa:

Pitchcom Comunicação
Isadora Leone | (11) 98445-3985 – [email protected]
Andrea Cipriano| (11) 99151-2328 – [email protected]
Patricia Zanotti | (11) 99775-1809 – [email protected]