“Era Uma Vez… Brasil” chega em sua 3ª edição para Lençóis Paulista e Macatuba

  • Iniciativa patrocinada pela Lwart Lubrificantes traz novidades nas etapas e, mais uma vez, levará alunos e professores para um intercâmbio cultural de 10 dias em Lisboa, Portugal

Lençóis Paulista, abril de 2019 – Pelo terceiro ano consecutivo, a Origem Produções e a Lwart Lubrificantes dão início à nova edição do projeto “Era Uma Vez… Brasil”, que mais uma vez levará alunos do oitavo ano do ensino fundamental e professores da rede pública das duas cidades para o intercâmbio de 10 dias em Lisboa, Portugal, no mês de novembro. Os selecionados poderão percorrer os caminhos de Dom João e reviver o trajeto da Corte Portuguesa antes de sua chegada ao Brasil, além de visitar escolas portuguesas para trocar experiências com estudantes da mesma idade, sobre a História e as características que unem os dois países.

O início das atividades aconteceu na última semana de março, com a reunião de alinhamento com a Secretaria de Educação de Lençóis Paulista. E, de 25/3 a 22/6, ocorrem os Encontros de Formação com os docentes, que caracterizam a Primeira Etapa – Fatos Históricos. A Segunda Etapa, denominada Campus, está prevista para acontecer de 15 a 21/7 e, em agosto, serão anunciados os selecionados para o intercâmbio.

O “Era uma Vez… Brasil” é um programa de atividades que tem o objetivo de colaborar com o desenvolvimento da cultura nacional, promovendo o enriquecimento dos alunos e professores envolvidos, por meio do contato com diferentes linguagens artístico-culturais. Estimular a compreensão dos alunos sobre a história do Brasil e seus reflexos atuais é o objetivo central da proposta. “Seguimos com nosso trabalho de contraponto ao sistema estabelecido, oportunizando uma formação de qualidade aos professores de História, para que os estudantes tenham acesso ao conhecimento de todos os fatos que envolvem a construção da sociedade brasileira. E, também, para que esse conhecimento seja construído de maneira agradável e significativa, favorecendo a formação de cidadãos críticos e responsáveis por seu papel social”, comenta Guilherme Parreira, Coordenador Pedagógico do projeto.     

Neste ano, o projeto segue a mesma estrutura dos anos anteriores, mas traz uma série de novidades. Elas começam já na Primeira Etapa e vão até depois da viagem, com uma Quarta Etapa, inédita até então.

As Etapas – Fatos Históricos, Campus e Intercâmbio

O ‘Era Uma Vez… Brasil’, nesta edição, é dividido em quatro etapas e abrangerá mais de cinco mil estudantes, de cinco cidades no país, nos Estados de São Paulo, Bahia e Pernambuco. A primeira Etapa, “Fatos Históricos”, inclui a qualificação dos professores de História e a realização dos seis Encontros de Formação, propondo novas abordagens para o ensino da disciplina.

A novidade para esse ano é que, em dois dos Encontros, os professores experimentarão pessoalmente vivências Indígenas e Afro-brasileiras, em localidades próximas à cidade. O objetivo é proporcionar que os docentes conheçam, a partir do relato dos próprios povos, qual é sua história, suas lutas, seus costumes etc., a fim de desconstruir mitos e enriquecer a bagagem de conhecimento.

Na sala de aula, os professores também poderão trabalhar e praticar o ensino da disciplina por meio de ferramentas como História em Quadrinhos e o Audiovisual. E, a partir disso, será proposto que cada aluno desenvolva um trabalho sobre cada tema, que será utilizado para a seleção dos participantes da Segunda Etapa – Campus. Os trabalhos de HQ serão publicados em um livro coletivo, que posteriormente será distribuído em diversas instituições do Brasil e de Portugal.

A já tradicional e mais esperada Segunda Etapa, o “Campus”, é o grande destaque para os estudantes. No período de férias, de 15 a 21 de julho, os 100 selecionados farão o ‘acampamento cultural’ na ETEC Cidade do Livro, com uma imersão às diferentes linguagens artísticas, participando de oficinas de Audiovisual, para que construam coletivamente filmes de curta-metragem sobre a temática “O Povo Brasileiro”, entre outras vivências culturais acerca das matrizes Afro e Indígena. Os alunos que mais se desenvolverem ao longo dessa semana serão selecionados para a Terceira Etapa.

A Terceira Etapa é o “Intercâmbio Cultural”, com a viagem propriamente dita. Serão 10 dias em Lisboa – Portugal, vivenciando experiências e refazendo os caminhos que a Família Real e a corte portuguesa percorreram antes da chegada ao Brasil, em 1808, e que tem como base o livro “1808”, de Laurentino Gomes. Além das visitas a castelos, palácios, museus, bibliotecas e centros culturais, o grupo de adolescentes apresentará os curtas metragens produzidos na segunda etapa do projeto e divulgar o livro de HQs junto às escolas e demais locais visitados.

Quarta Etapa – Comunidade

Outra novidade da edição de 2019 reside na criação de uma Quarta Etapa – Era uma vez… Comunidade -, que será anunciada no 2º semestre e realizada após o retorno dos participantes do intercâmbio cultural. A ideia é estimular os participantes a utilizarem o conhecimento adquirido ao longo do ano para apresentar um projeto que, adaptado à realidade de cada um, impacte a comunidade onde vivem, seja da rua, do bairro ou da cidade. Assim, por meio da continuidade, promoverá ações de pertencimento comunitário e cidadania e dará a cada estudante o poder de ser um agente de transformação social também para outras pessoas.

Para Laura Camara, gerente de Recursos Humanos e Comunicação e Marketing Institucional da Lwart Lubrificantes, “patrocinar este projeto tão transformador, observar a importância que ele está ganhando na região a cada ano e estar junto com os alunos e professores, contribuindo para os seus desenvolvimentos é de fundamental importância para a Lwart Lubrificantes. Percebemos o quanto agrega para a formação e aprendizagem dos participantes. Essa nova etapa amplia esse impacto para as outras pessoas e comunidades. Estamos ansiosos pelo sucesso de mais uma edição”, comenta.

As inscrições para o projeto “Era Uma Vez… Brasil” serão realizadas via site e deverão acontecer até o dia 30 de abril para estudantes das escolas parceiras indicadas pelas Secretarias de Educação e Diretorias de Ensino. O regulamento e as inscrições online estão disponíveis no site oficial:www.eraumavezbrasil.com.br.

Leia Mais

Leia outras notícias

ESPORTES POLÍCIA CULTURA
POLÍTICA NACIONAL INTERNACIONAL