Escolas municipais e creches retornam nesta quarta-feira 4

Escolas e creches retornam nesta quarta-feira

As aulas na rede municipal, tanto para os alunos do fundamental 1 e 2, quanto das creches, retornam nesta quarta-feira 4, com muitas novidades. Como ainda se faz necessário o distanciamento social, todas as unidades voltam a operar com 50% da capacidade e seguindo todos os protocolos sanitários definidos pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do município.

No ensino fundamental, o segundo semestre letivo contará com dois professores por sala de aula. A iniciativa faz parte do Plano de Aceleração Escolar (PAE) e tem como objetivo reforçar o aprendizado, principalmente a alfabetização, durante o segundo semestre letivo. A Secretaria de Educação também realiza a contratação de 30 psicólogos que vão auxiliar os estudantes e profissionais no retorno às aulas. O atendimento será em caráter temporário, de agosto a dezembro.

“As escolas retornam com muitas novidades. A ampliação da vacinação e consequente queda nos índices da pandemia nos possibilitou dividir as turmas em A e B, o que garante as aulas presenciais com 50% da capacidade. No primeiro semestre, devido à necessidade de medidas mais restritivas, as turmas foram divididas em A, B e C. Também estamos dispobilinizando o atendimento com o psicólogo. Estes profissionais acompanharão tanto os alunos quanto os professores. Estamos falando em até três psicólogos atuando por escola”, explica o secretário de Educação, Railson Rodrigues.

“Por mais de um ano nossos alunos tiveram aulas de forma remota. Os professores se dedicaram para que esse projeto fosse bem sucedido, foram criativos, aprenderam sobre novas tecnologias e nós reconhecemos e somos gratos a eles por isso. Mas grande parte dessas crianças parou o ensino presencial durante o processo de alfabetização e esta é a nossa grande preocupação e a nossa grande meta: garantir que não haja defasagem desse processo. Por isso, a necessidade de mais um professor em sala de aula. Paralelamente, entendemos que o apoio de um psicólogo é fundamental, pois a pandemia nos afetou emocionalmente”, completa o prefeito Anderson Prado.

Creches

As aulas presenciais nas creches municipais de Lençóis Paulista, que estiveram suspensas no primeiro semestre, acontecendo apenas de forma remota, também serão retomadas a partir de quarta-feira. Para obedecer às restrições de segurança, os alunos serão remanejados por período, com 50% da capacidade da unidade na parte da manhã e os demais 50% no período da tarde.

Alunos com sintomas gripais não poderão permanecer nas creches, sendo que as temperaturas das crianças serão aferidas na entrada, evitando que crianças com febre permaneçam nas unidades. Além disso, os Servidores Públicos deverão utilizar os equipamentos de proteção individual para trabalharem com as crianças, visto que na faixa etária dos alunos das creches não é recomendado o uso de máscara e álcool.

“Os pais devem estar cientes de que os protocolos de prevenção continuarão os mesmos que vinham acontecendo nas escolas até o recesso, em julho, isso significa que existe a possibilidade da suspensão das aulas nas creches de forma repentina. Portanto, é possível que os pais sejam avisados na noite anterior que a turma de seu filho ou filha terá as aulas presenciais suspensas a partir do dia seguinte como medida de prevenção em virtude de algum caso confirmado na turma ou conforme os protocolos sanitários. Essa consciência é importante para os pais, para que tenham uma segunda opção para deixarem seus filhos caso isso ocorra”, finalizou o Secretário de Educação.

O retorno presencial nas creches municipais não é obrigatório, e caso os pais optem por não enviarem seus filhos às aulas, nenhuma criança perderá a vaga por permanecer remota, sendo possível o retorno quando os pais considerarem oportuno.

 

Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista