Espetáculo de teatro infantil resgata o folclore brasileiro com temporada on-line no interior paulista

A Cia. Contos da Mala, apoiada pela Lei Aldir Blanc de emergência cultural, apresenta em cidades paulistas, o espetáculo infantil. “O TESOURO DE CASCUDO”. Com curta temporada, de 03 de a 18 de abril de 2021, on-line e sempre às 15h. Contemplando as seguintes cidades: São Manuel, Macatuba, Lençóis Paulista, Borebi, Areiópolis e Agudos. 

O Tesouro de Cascudo, recentemente participou do Festival de Férias do Teatro West Plaza e fez temporada no Teatro Itália, ambos na cidade de  São Paulo. O espetáculo resgata diversos personagens do folclore brasileiro, tendo como um dos seus maiores narradores, o escritor potiguar, Câmara Cascudo, uma grande fonte de inspiração para a criação da peça teatral. 

A história começa quando, após a morte do Capitão Cascudo, seus dois fiéis seguidores, Troça e Cochicho começam a disputar o posto deixado por ele. A descoberta de um mapa do tesouro e a busca por ele faz a dupla, imbuída do espírito destemido de marinheiros, se lançar em rios e matas. Nesta viagem, eles inventam brincadeiras, encontram personagens do folclore brasileiro como o Saci ,o Curupira e a Cobra Honorato e descobrem que o verdadeiro tesouro são as histórias das personagens deixadas pelos escritores folcloristas que fazem parte de nossa cultura e povoam o imaginário popular. A dramaturgia do espetáculo é inspirada nas obras “Contos Tradicionais do Brasil” e “Literatura Oral do Brasil” do folclorista Câmara Cascudo, e nos livros “Armazém do Folclore”, “No Meio da noite Escura tem um pé de Maravilha” e “Meu Livro de Folclore” do escritor Ricardo Azevedo. 

 

A Cia Contos da Mala utiliza a linguagem das contações de histórias e narrativas que envolvem ferramentas de investigação no campo

do improviso, tendo como ponto de partida a figura popular do palhaço, construindo, assim, de forma lúdica, um vínculo entre história e público. Na proposta da Companhia, os personagens saem da mala para a cena e ganham vida na união com o público. Materiais diversos são usados como “faísca” da imaginação para que cada um experimente o prazer de sonhar.

A Cia Contos da Mala, hoje, é formada pelos atores Lucas Valadares e Willian Maciel, e tem em seu repertório os espetáculos “O Soldadinho de Chumbo e a Bailarina”, “Alice no País das Maravilhas” e agora “O Tesouro de Cascudo”, que estabelece a ponte entre o folclore e o exercício da brincadeira. 

Sobre Willian Maciel 

Natural de Lençóis Paulista-SP, formado em Artes Visuais, Professor de Arte, Ator, Diretor e Dramaturgo. Começou sua atividade artística no interior de São Paulo, na Cidade de Lençóis Paulista, integrando a Cia Atos e Cenas, foi um dos formadores da Cia Contos da Mala, trabalhou em vários espetáculos, foi assistente de José Renato no espetáculo “De cara com o Avesso” e atualmente leciona Arte em escolas e atua junto a Cia Borbolina em São Paulo. Em 2017, integrou Cptzinho, seguindo junto no Círculo de Dramaturgia do CPT, no final do ano de 2017 e início de 2019. No Ano de 2015 fez parte da 7ª Turma do Núcleo de Dramaturgia Brithsh Council, onde pôde trocar experiências a partir dos encontros com dramaturgos do Reino Unido, tais como Stef Smith, Gabriel Calderon, David Harrower. 

Sobre Lucas Valadares 

Natural de Salvador-BA, Ator e Produtor Cultural, formado pela Escola de Arte Dramática (EAD), na ECA – USP, bacharel no curso de Comunicação Social com Hab. em Relações Públicas pela UNIFACS – BA, e Pós-Graduado no Curso de Jornalismo Cultural pela FAAP – SP, com um livro de poesias publicado, intitulado Cinza. Atuou profissionalmente na área de Comunicação, na Secretaria de Cultura e Turismo do Estado da Bahia, como também na Assessoria de Imprensa, Pesquisa e Criação de Projetos Culturais na Fundação Cultural do Estado da Bahia. Foi Proponente do Projeto de Residência Artística em Teresina-PI, intitulado “Ainda Há Vagalumes Lá Fora”, baseado na obra de Torquato Neto. Trabalhou em oficinas de criação com o Grupo Lume, e de dança com José Carlos Arandiba, o Zebrinha. Fez oficina de Palhaço com Avner, e de Interpretação com a Companhia do Latão, entre outras. Atuou em espetáculos com direção de José Possi Neto, Márcio Meirelles, Celso Frateschi, Dagoberto Feliz, Yacov Hillel, Marco Antonio Pamio, Pedro Pires, Bete Dorgam, entre outros. 

Sinopse 

Troça e Cochicho são marinheiros atrapalhados, seguidores do Capitão Cascudo, que estão em busca de um misterioso tesouro. Durante a viagem enfrentam desafios ao se depararem com figuras do folclore brasileiro como o Saci, a Mula sem Cabeça, Cobra Norato e a Iara. 

Ficha Técnica:

Dramaturgia e Direção: Willian Maciel 

Elenco: Lucas Valadares e Willian Maciel 

Preparação de Movimento: Luciana Bortoleto 

Produção e Manipulação de Bonecos: Vitor Deluzzi

Adereços e Figurino: Mirian Casemiro

Costureira: Judite Dias Rosa Iluminação

Operador de Luz e Voz do Capitão Cascudo: Giuliano Caratori

Criação de Sonoplastia e gravações de áudio: Roberto Distádio

Música: Flávio Pereira

Operador de Som e Voz do Saci: Márcio Santiago

Fotografia: Eduardo Petrini

Filmagem: PDF Filmes

Projeto Gráfico: Leandro Oliveira e Welder de Lavor

Imagens: Felipe Giménez

Produção: Lucas Valadares e Willian Maciel

Assistente de Produção: Vanessa Bonfim

Produção Executiva: Willian Maciel 

Assessoria de Imprensa: Adriana Monteiro – Ofício das Letras 

Serviço/Agenda: 

 O Tesouro de Cascudo – temporada on-line: 6 apresentações, sempre às 15h. 

Agudos – SP
Data: 03/04/2021 – Às 15h | Link de acesso: https://youtu.be/xvd4DEsUiNY

São Manuel – SP 

Data: 04/04/2021 – Às 15h | Link de acesso: https://youtu.be/cCjdQE_yi48

Macatuba – SP

Data: 10/04/2021 – Às 15h | Link de acesso: https://youtu.be/7tYqz8XYfWY

Areiópolis – SP

Data: 11/04/2021 – Às 15h | Link de acesso: https://youtu.be/Aw3r6LBNjH8

Borebi – SP

Data: 17/04/2021 – Às 15h | Link de acesso: https://youtu.be/XDP7gkguSxw

Lençóis Paulista – SP 

Data: 18/04/2021 – Às 15h | Link de acesso:  https://youtu.be/jLamKCsrvx8

Duração: 50 minutos | Classificação: Livre 

Visite também a página do espetáculo no Facebook e Instagram @ciacontosdamala e Canal da da Cia Contos da Mala no Youtube.

Assessoria de Imprensa:
Vanessa Bonfim – 

| (11) 98713-7537 [email protected]