Estão abertas as inscrições para o projeto ‘Art & Design Lab’

  • As aulas terão início em março e as vagas são limitadas. Para mais informações entre em contato com a equipe pelo e-mail:[email protected].

Com o objetivo de desenvolver o potencial criativo e profissional dos jovens, bem como aumentar a perspectiva de empregabilidade e geração de renda, estão abertas as inscrições – até o dia 28 de fevereiro – para as 150 vagas do projeto ‘ART & DESIGN LAB’, patrocinado pela Lwart Lubrificantes por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC – com apoio da Prefeitura de Lençóis Paulista e do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura e Economia Criativa.

A iniciativa cultural consiste em um laboratório de criatividade e design com materiais reciclados, abordando as seguintes disciplinas: Metodologia de Projeto, Modelagem 3D, Desenho Técnico, Design de Resíduos, Design de Objetos, Design de Papelão, Plástico, Cerâmica e Vidro e História da Arte e Design. O projeto oferecerá ainda aulas e mentoria para jovens entre 13 e 18 anos, para que estimulem iniciativas próprias que possam gerar transformações positivas na sociedade.

Serão realizados dois encontros semanais com duas horas de duração, em dois períodos, na parte da manhã e à tarde. As aulas acontecerão na SP Criativa, antiga ETECRI, na Rua José Brandi, S/Nº na Vila Industrial, em um laboratório especialmente implantado para receber os cursos e os participantes. Cada LAB contará com workstations, impressoras 3D, fresadoras, cortadoras a laser, projetores multimídia, mobiliário e demais equipamentos. Além disso, os professores da escola também passarão por um processo de capacitação para explorar ao máximo as possibilidades de sinergia entre as disciplinas e o currículo regular. 

Ao final do projeto será realizada uma mostra dos trabalhos realizados pelos alunos ao longo do curso. Contando com totens interativos e exposição de peças desenvolvidas, serão apresentadas também imagens ilustrativas, textos curatoriais e demais informações sobre os projetos. De maneira geral, os participantes são estimulados a desenvolver projetos próprios e em equipe com o objetivo de aprimorar habilidades técnicas, o raciocínio crítico e despertar o espírito “maker”.

A proposta é inspirada no movimento “Arts & Crafts”, originada na Inglaterra no século 19, que buscou resgatar a importância da criatividade e a produção de objetos em escala artesanal ou semi-artesanal, como alternativa à mecanização e à produção em massa industrial. Para Laura Camara, Gerente de RH e Comunicação da Lwart Lubrificantes, “o projeto tem muita aderência com os valores da empresa, trabalhando a sustentabilidade por meio do uso de materiais recicláveis e proporcionando uma formação profissional que abre espaços para a ampliação da economia na comunidade”.

Os interessados devem se inscrever gratuitamente por meio de formulário eletrônico disponível em: https://goo.gl/forms/QQMNBS0S90mgBtgI2 ou presencialmente, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Lençóis Paulista, Rua Coronel Joaquim Gabril, 11, no Centro, das 8h às 16h30, com Marina Amaral.

As aulas terão início em março e as vagas são limitadas. Para mais informações entre em contato com a equipe pelo e-mail:[email protected].

Leia Mais

Leia outras notícias

ESPORTES POLÍCIA CULTURA
POLÍTICA NACIONAL INTERNACIONAL