Etanol é alternativa sustentável para a frota municipal

  • A Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista tem incentivado o uso do etanol em parte de sua frota, em veículos movidos a etanol, ou com sistema flex de abastecimento.

O principal benefício do etanol é ser alternativa limpa e renovável se comparada com a gasolina, que é derivada do petróleo, um recurso mineral finito, que libera gás carbônico e provoca poluição. Com tecnologia simples qualquer país pode produzir o etanol, que pode ser utilizado puro ou misturado aos combustíveis fósseis.
Ele pode ser obtido a partir da soja, milho, mamona, canola e babaçu. Outra vantagem do etanol é o preço mais baixo quando comparado a combustíveis fósseis. A medida também se aplica à realidade local, principalmente pelo alto potencial em produção de cana-de-açúcar, um dos principais recursos naturais da região de Lençóis Paulista, matéria-prima para a produção do etanol. O Brasil é o pioneiro no uso do etanol, álcool etílico, e o segundo produtor mundial, atrás somente dos Estados Unidos. Desde o início do ciclo 2019 do Programa Município Verde Azul, que teve início em outubro/2018 até fevereiro/2019, foram utilizados cerca de 42.406 litros para abastecimento de veículos da Prefeitura.
O etanol é ecologicamente vantajoso, pois emite até 25% menos poluentes do que a gasolina. Essa ação está diretamente relacionada ao incentivo a substituição de combustíveis fósseis por renováveis, e será apresentada ao Programa Município Verde Azul, na diretiva qualidade do ar, como arquivo comprobatório no ciclo 2019.