Expovelha segue com Exporquídea, provas de laço e tambor e tradicional Queima do Cordeiro

Exporquídea chega a sua 17ª edição e é uma das atrações da 32ª Expovelha

A 32ª Expovelha segue nesta semana com diversas atrações para os criadores e também para o público em geral. O grande destaque vai para o domingo (20), com a tradicional Queima do Cordeiro e Cabrito, que em 2019 chega à sua 16ª edição. São receitas preparadas pela consagrada equipe Henrique Cordeiro e Mané e que disputam entre si a preferência do exigente público. Tudo regado a boa música caipira ao vivo. O evento volta a ser realizado às 12h, para que todos possam participar.

José Oliveira Prado, presidente da ARLP (Associação Rural de Lençóis Paulista), lembra que tanto o cordeiro quanto o cabrito têm sabores únicos e que surpreendem até os mais exigentes paladares. “Teremos cerca de 16 receitas de cordeiro e quatro de cabrito, que irão participar de uma competição com jurado especialista nas carnes. E quem ganha com tudo isso somos nós, já que vamos degustar os melhores pratos preparados por quem entende do assunto”.

As adesões para a 16ª Queima do Cordeiro e Cabrito já estão disponíveis na Associação Rural de Lençóis Paulista (Rua Antonio Brandi, n º 413) e Auto Posto Avenida. Mais informações pelo telefone 3263-1411.

Para o criador

Na quinta (17), sexta-feira (18) e sábado (19), sempre a partir das 8h, a programação é voltada aos criadores de ovinos e caprinos, com o Shopping Expovelha Capripaulo (venda online de ovinos e caprinos pelo site www.leilonorte.com), julgamento e classificação das raças. A expectativa é de que vários negócios sejam feitos durante os eventos, o que deve gerar uma movimentação de aproximadamente R$ 500.000,00.

Fernando Fabrini, presidente da Capripaulo (Associação Paulista dos Criadores de Caprinos), vê com bons olhos a participação de caprinos na Expovelha. “O mercado vem crescendo na região, e esse é um dos motivos pelos quais fizemos questão de estarmos presentes na exposição neste ano”. Já Francisco Manoel Nogueira Fernandes, presidente da ASPACO (Associação Paulista dos Criadores de Ovinos), lembra que a Expovelha é a última etapa do Ranking Cabanha do Ano. “Isso comprova a importância da exposição no cenário da ovinocultura”.

Para os amantes de orquídeas

Outra atração da Expovelha nesta semana é 17ª Exporquídea: Exposição Nacional de Orquídeas. “Teremos a área de exposição com a presença de orquidófilos de diversos estados e que estão no circuito nacional de exposições, além da tradicional venda de orquídeas”, ressalta Alex Paccola Santa Bárbara, presidente da CAOLP (Clube dos Amigos Orquidófilos de Lençóis Paulista), que ainda completa. “Todo ano trazemos novas espécies, e em 2019 não será diferente”.

A Expovelha é realizada pela Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista, com assessoria da ARLP e parceira com a ASPACO, Capripaulo e CAOLP.

Programação da 32ª Expovelha

Quinta-feira, 17/10

8h – Shopping Expovelha Capripaulo: venda online de ovinos e caprinos pelo site www.leilonorte.com

14h – Julgamento e classificação das raças ovinas e caprinas

Sexta-feira, 18/10

8h – 19º Seminário Paulista de Ovinocultura, com o tema “Práticas de manejo nutricional para ovinos no Estado de São Paulo” (inscrições gratuitas)

8h – Shopping Expovelha Capripaulo: venda online de ovinos e caprinos pelo site www.leilonorte.com

8h – 17ª Exporquídea: Exposição Nacional de Orquídeas

9h – Julgamento e classificação das raças ovinas e caprinas

20h – Solenidade de abertura da 32ª Expovelha, 17ª Exporquídea, 3ª Capripaulo e 1º Expopet, com a apresentação da Orquestra Municipal de Sopros e presença do excelentíssimo prefeito de Lençóis Paulista, Anderson Prado de Lima, e demais autoridades

Sábado, 19/10

8h – Shopping Expovelha Capripaulo: venda online de ovinos e caprinos pelo site www.leilonorte.com

8h às 22h –17ª Exporquídea: Exposição Nacional de Orquídeas

9h – Julgamento e classificação das raças ovinas e caprinas

9h – Prova do laço Expovelha

15h – Palestra sobre o cultivo de orquídeas

Domingo, 20/10

8h às 17h – 17ª Exporquídea: Exposição Nacional de Orquídeas

9h – Prova dos 3 tambores Expovelha

12h – Saída dos ovinos e caprinos do Recinto de Exposições “José Oliveira Prado”

12h – 16ª Queima do Cordeiro e Cabrito: tradicional queima com variações de pratos e música ao vivo

Leia também