Falso sequestro espalha pânico em São Manuel

Apesar das inúmeras reportagens orientando sobre o golpe do Falso Sequestro, ainda é comum vermos pessoas serem extorquidas por marginais que se aproveitando do estado emocional das vítimas conseguem aplicá-lo.
Em São Manuel várias vítimas registraram boletins de ocorrência nessa semana.
Segundo informações da polícia civil, algumas das vítimas procuraram a Delegacia após ter efetuado o deposito para os bandidos.

Como funciona:

O marginal liga aleatoriamente para um número de telefone e diz que sequestrou alguém da família, geralmente falam “filha ou filho” e a vítima ouve alguém do outro lado da linha chorando e pedindo socorro. É nesse momento que aproveitando do estado emocional da vítima o marginal consegue obter informações, pois quem está recebendo a ligação acaba associando o choro com seu familiar e sem perceber acaba até falando o nome. Com essa informação já cedida pela vítima o marginal começa a pedir dinheiro, alegando que se não receber vai matar o suposto sequestrado.

É bom esclarecer as diferenças básicas entre um sequestro real e o falso sequestro.

Num sequestro real o sequestrador passa algumas informações sobre a vítima e desliga dizendo que irá ligar novamente, pois ele não quer ser localizado nem identificado. No falso sequestro geralmente a ligação é de um código de área de outro Estado ou de número bloqueado. Ele não fala dados sobre a vítima e espera obter alguma informação através do estado emocional da pessoa que está recebendo a ligação para então comentar sobre a identidade do suposto sequestrado. Ele pressiona a vítima para não desligar o telefone até que receba o dinheiro, pois assim tenta evitar que se entre em contato com o suposto sequestrado e consigam desmascarar o golpe.

COMO EVITAR CAIR NESSE GOLPE

* Em primeiro lugar, apesar da pressão psicológica que irá receber, procure manter a calma;

* Evite falar o nome do suposto sequestrado e peça informações que confirmem se há realmente alguém feito de refém;

* Procure entrar em contato com a pessoa que alegam ter sido sequestrado;

* Se não conseguir, pergunte algo que apenas aquela pessoa saberia responder (nome de um avô, do melhor amigo, nome do cachorro,…..,).

E tenha consciência que em praticamente a totalidade dos casos é apenas um golpe que estão tentando aplicar para lhe extorquir dinheiro e quanto mais calmo conseguir se manter, mais rápido irá conseguir se livrar e desligar o telefone.

E procure sempre registrar a ocorrência, pois somente assim a polícia poderá tentar identificar o autor da ligação para poder responsabilizá-lo.

Fonte: Fmintegração

Leia Mais

Leia outras notícias

ESPORTES POLÍCIA CULTURA
POLÍTICA NACIONAL INTERNACIONAL